Mais fino, novo notebook gamer da Alienware tem visual sóbrio e elegante
Na CES, a Dell anunciou um grande redesign em sua linha de notebooks Alienware. Os aparelhos viriam com plástico suave ao toque, curvas e uma aparência geral menos agressiva do que o visual padrão de notebook gamer. Esse visual só estava presente, porém, no enorme e extremamente poderoso Alienware Area-51m, um laptop que custa quase R$ 18 mil. Agora, o novo desenho está chegando a modelos mais finos, o m15 e o m17. À primeira vista, ele parece estar entre os notebooks gamers mais modernos que já vimos.
Com 20,5 mm, ele é 0,5 mm mais grosso que o novo notebook gamer de tela dupla da HP e 1,5 mm mais espesso do que o Blade de 15 polegadas da Razer. O que o Alienware tem e os outros não é uma variedade maior de opções de telas. O modelo padrão virá com um monitor 1080p de 60Hz, mas você também pode optar por um monitor 1080p de 144Hz ou 240Hz, ou ainda por um monitor OLED 4K de 60Hz que também possui rastreamento ocular Tobii.
Foto: Sam Rutherford/Gizmodo
Uma coisa que chama a atenção é que nenhum dos monitores suporta G-Sync. Isso ocorre por design, de acordo com a Dell, as telas G-Sync exigem que a GPU esteja sempre ligada, o que pode afetar negativamente a duração da bateria.
Falando em GPU, o m15 pode vir com uma Nvidia GTX 1650 ou 1660 TI, ou ainda com uma RTX 2060. Para mais potência, há também a opção de RTX 2070 ou 2080. Ambas são produtos de design Max-Q, o que significa que vão sacrificar um pouco de potência e desempenho para uma melhor duração da bateria e menos trabalho para as ventoinhas.
Para o processador, você poderá escolher entre quatro CPUs Intel da 9ª geração: i5-9300H, i7-9750H, i9-9880H ou i9-9980HK com overclock.
Se um laptop de 15,6 polegadas for muito pequeno, as mesmas mudanças de design estão chegando ao m17, irmão maior que ostenta uma tela de 17,3 polegadas. Por outro lado, há apenas duas opções de display disponíveis: 1080p de 60Hz ou 1080p de 144Hz, que também incluirá o rastreamento ocular Tobii e a tecnologia de low blue light.
[foo_gallery]
O que diabos é tecnologia low blue light? É a mais nova palavra de ordem dos fabricantes de laptops.
A maioria dos monitores manda muita luz azul para seus olhos. Acredita-se que ela nos mantém acordados — por isso, ela é ótima às 8 da manhã, mas pode atrapalhar seriamente o seu sono se você estiver se divertindo com ela às 20h. Produtos como os óculos bloqueadores Gunnar e softwares como o Flux tentam bloquear essa tonalidade para que seu ritmo circadiano e seu sono, consequentemente, não sejam completamente arruinados.
A tecnologia low blue light encontrada nos laptops da Dell, a Eyesafe, faz as coisas de maneira diferente. Ela pretende bloquear a luz azul no próprio display. O lance é que isso acontece sem afetar as cores que você vê. Então, em vez de olhar para uma tela com uma tonalidade amarela, como você faria com os óculos ou o software, você vê simplesmente para uma tela normal com muito menos luz azul invisível.
Não saberemos se isso funciona até passarmos algum tempo com o laptop e fazermos alguns testes. Nos EUA, os Alienware m15 e o m17 devem estar disponíveis no dia 11 de junho, com preços que começam em US$ 1.500. Por aqui, ainda não há previsão de chegada do notebook gamer.