Quando eu vi o GIF ao lado, há alguns dias, eu não sabia que o tubarão era um produto real. Mas hoje descobri que você também pode assustar o seu gato daquele jeito. O nome do produto é Air Swimmer, cuja tradução é algo parecido com “aquele que nada no ar”, e isso se dá graças ao engenhoso sistema de “voo” do bicho: ele realmente nada no ar, no sentido de que a sua propulsão não se dá por nenhum tipo de hélice, mas sim pelo movimento da cauda na traseira do balão.

Como ele é cheio de gás hélio, a sua tendência é flutuar para cima, mas ele consegue ficar parado no ar graças a outro truquezinho bacana: você coloca pedaços de massa de modelar (incluída na caixa) para fazer a quantidade de peso exata para que ele não caia e nem suba. E como você faz para “nadar” para cima ou para baixo? Simples: o receptor infravermelho fica num trilho na parte de baixo do tubarão, e corre para frente ou para trás no trilho. Isso muda o centro de gravidade do balão, que inclina o nariz para cima ou para baixo. Vale a pena assistir ao vídeo instrucional no site do produto – eu fiquei os dez minutos imaginando por que fizeram o coitado gravar todas as cenas usando uma roupa de mergulho.

http://www.youtube.com/watch?v=zG9pBD0tr9g

A única coisa que eu achei chata é que a comunicação é feita por infravermelho, que pode facilmente ser bloqueado por algum obstáculo no caminho entre o controle e receptor na barriga do tubarão. Ah, a tem também o pequeno inconveniente do produto estar completamente esgotado atualmente (parece que as pessoas realmente precisavam de um produto para assustar gatos). De qualquer forma, caso você queira comprar um, aqui, aqui e aqui parecem ser bons lugares para ficar ligado e descobrir quando as vendas retornarem. [Air Swimmers. Valeu, Leandro!]