Amazon desenvolve robô doméstico que lembra a Rosie, dos Jetsons
O robô doméstico Astro, da Amazon, pode estar mais perto de alcançar o nível da governanta mecânica Rosie, da série “Os Jetsons“. Segundo documentos internos da empresa, o projeto secreto “Burnham”, revelado pelo Business Insider, adiciona “inteligência e uma interface de conversação falada” ao robô usando recursos IA (Inteligência Artificial).
De acordo com o The Verge, o robô Astro — atualmente comercializado pela Amazon — contará com modelos de linguagem e inteligência artificial avançada. A ideia é torná-lo em um robô doméstico “que entende o contexto de uma casa movimentada e que responde adequadamente”.
Os documentos indicam que a tecnologia registra “o que viu e entendeu”, respondendo sobre o assunto e priorizando tarefas. A nova IA é pensada de modo que torne os robôs “mais inteligentes, mais úteis e mais comunicativos”, segundo a Amazon.
Para que serve o robô da Amazon e quando estará à venda?
Para exemplificar, um Astro com utilização do Burnham poderia encontrar chaves perdidas, detectar um fogão aceso ou uma torneira aberta. O robô também consegue atuar como “babá” de crianças e pets, gravando vídeos em sua ausência, por exemplo. Ele (ainda) pode verificar a queda de uma pessoa e acionar serviços de emergência, assim como faz o Apple Watch.
Infelizmente, a empresa de Jeff Bezos ainda tem um longo caminho a percorrer com a tecnologia Burnham. Além disso, a versão atual do Astro não é acessível para a maioria das pessoas, requerendo um convite para a sua compra — por US$ 1.600 no mercado internacional (cerca de R$ 7,9 mil na cotação atual).