Sem fazer muito alarde, a Amazon removeu a opção de alugar ou comprar conteúdos no aplicativo do Prime Video para dispositivos Android. Agora, quem quiser adquirir algum filme ou série que não esteja presente no catálogo do serviço de streaming terá que fazê-lo por meio do site da Amazon.

Com a mais recente atualização do app, não está mais disponível a opção “Comprar”. Existe apenas um botão com a frase “Como faço para assistir?”.

A medida –que já está valendo no Brasil (conforme print abaixo)– não foi anunciada pela Amazon e acontece dias após a empresa também deixar de vender produtos digitais por meio do seu aplicativo “Amazon Shopping”. Isso implica que não é mais possível comprar e-books para o Kindle por meio do aplicativo Android.

Nova atualização no aplicativo não permite mais comprar ou alugar conteúdos fora da assinatura do Prime Video.
Nova atualização no aplicativo da Amazon não permite mais comprar ou alugar conteúdos fora da assinatura do Prime Video.

Motivo da mudança ainda não está clara

Segundo avaliou o site Android Police, a mudança foi provavelmente motivada por uma alteração nas regras de cobrança da Play Store, que começa a valer a partir de 1º de junho. Com os novos requisitos, a Amazon e outras empresas que vendem produtos digitais por meio de aplicativos do Android serão obrigadas a pagar uma taxa sobre as vendas que podem variar entre 10% e 30%.

O site aponta que o Google vem trabalhando para oferecer outras opções alternativas de faturamento para desenvolvedores de aplicativos que não dependam da Play Store. “Não está claro se a Amazon está disposta a participar do programa”, diz o Android Police.

Além da remoção do botão, conteúdos pagos não estão mais recebendo grande destaque na página inicial do aplicativo. Por enquanto, alguns aplicativos para TVs e dongles, como o Roku Express, por exemplo, ainda estão permitindo a compra de conteúdos, mas isso provavelmente mudará a qualquer momento.

Vale ressaltar que os filmes e séries adquiridos previamente ainda estão disponíveis no aplicativo, por meio da pesquisa ou na lista de conteúdos do usuário.