A tecnologia evoluiu drasticamente nas últimas décadas, remodelando o mundo ao nosso redor. Portanto, não é nenhuma surpresa que os filmes sobre tecnologia acabem sendo bem recebidos pelo público.

Os filmes desta lista abordam diferentes aspectos da tecnologia. Alguns retratam a história de grandes nomes que fizeram história nesse meio, enquanto outros nos fazem refletir sobre as possibilidades – e também os perigos – que a tecnologia pode trazer para a humanidade em um futuro próximo.

Então, sem mais delongas, aqui estão os sete melhores filmes que todo amante de tecnologia deveria ver e que estão disponíveis nos serviços de streaming.

O Jogo da Imitação – Disponível no Prime Video e HBO Max

Ano: 2014
Duração: 1h54min
Nota do IMDb: 8,0

A cinebiografia mostra a invenção do primeiro computador pelo matemático Alan Turing e sua equipe, cujo objetivo era conseguir decodificar o código alemão da máquina Enigma, durante a Segunda Guerra Mundial. O filme é um reconhecimento ao pai da computação moderna, interpretado por Benedict Cumberbatch (o “Doutor Estranho” dos filmes da Marvel).

*

Ela – Star+

Ano: 2013
Duração: 2h6min
Nota no IMDb: 8,0

Indicado a cinco Oscars, incluindo na categoria de Melhor Filme, o longa foi lançado quando ainda surgiam as primeiras assistentes virtuais inteligentes. No filme, um homem solitário desenvolve uma relação romântica com uma IA, o que gera uma interessante discussão sobre como a tecnologia pode ajudar as pessoas a se conectarem, mas, também, a se isolarem.

*

Jobs – Netflix e Paramount+

Ano: 2013
Duração: 2h07min
Nota no IMDb: 6,0

Este é um filme biográfico sobre a vida de Steve Jobs, cofundador da Apple, que revolucionou várias indústrias, principalmente a de computadores, smartphones e outros produtos portáteis. O filme é inspirador e mostra a visão de Jobs de mudar o mundo por meio da tecnologia.

*

Jogos de Guerra – Prime Video Channels (MGM)

Ano: 1983
Duração: 1h54min
Nota no IMDb: 7,1

O filme é antigo, mas aborda uma preocupação atual: e se um hacker “acidentalmente” desencadeasse uma guerra termonuclear? Na trama, um adolescente consegue acesso a um computador de guerra do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e acaba iniciando um confronto nuclear de proporções mundiais.

*

Ex Machina – Netflix

Ano: 2014
Duração: 1h48min
Nota no IMDb: 7,7

O filme aborda o universo da inteligência artificial e suas aplicações, ao retratar a luta de programadores no desenvolvimento de softwares. A produção busca mostrar os efeitos nocivos da tecnologia se ela não for utilizada da maneira correta.

*

Os Estagiários – Prime Video, Star+ e Globoplay

Ano: 2013
Duração: 2h00min
Nota no IMDb: 6,3

Para quem curte comédia, o longa traz dois desempregados que se candidatam ao programa de estágio na sede do Google, na Califórnia, nos Estados Unidos. Nesse cenário, eles terão que competir com um grupo de jovens gênios. O filme é ótimo para aqueles que pensam que estão velhos demais para aprender sobre tecnologia.

*

A Rede Social – Paramount+

Ano: 2010
Duração: 2h01min
Nota no iMDb: 7,7

A lista não estaria completa sem o filme de 2010 que conta a história da fundação do Facebook pelo programador prodígio Mark Zuckerberg. O filme explora o poder das novas tecnologias e das redes sociais, e como elas vem impactando o mundo.