A Amazon está planejando lançar um serviço de streaming de música gratuito, mas com propagandas. A ideia é oferecer um catálogo de músicas para os donos dos alto-falantes Echo já nas próximas semanas.
De acordo com a reportagem da Billboard, que ouviu fontes ligadas aos planos da companhia, a Amazon ofereceu pagar às gravadoras uma quantia fixa por cada transmissão, independente da quantidade de publicidade vendida pela plataforma.
Essa não será a estreia da Amazon em streaming de música. A empresa já oferece dois milhões de faixas no Prime Music, que vem junto com a assinatura do Amazon Prime (que custa US$ 119 por ano e tem vantagens no frete das compras feitas pelo e-commerce).
Outra opção é o Amazon Music Unlimited, que tem 50 milhões de músicas no catálogo e custa US$ 9,99 mensais no plano avulso, ou US$ 7,99 para quem assina o Prime, ou ainda US$ 3,99 para quem o utiliza apenas nos alto-falantes Echo.
Ainda não está claro qual seria o tamanho do catálogo de músicas gratuitas.
A entrada da companhia pode esquentar a briga no mercado de streaming de músicas. O Spotify hoje lidera a corrida com 96 milhões de usuários pagantes e 116 milhões na versão gratuita. O Apple Music, por sua vez, tem 56 milhões de assinantes. A Amazon não revela seus números.