O Google Chrome é o terceiro navegador mais usado em nível mundial, mas já ultrapassou o Internet Explorer na América do Sul, se tornando o mais popular do nosso pedaço do continente – apesar de não estar em primeiro ainda no Brasil.

Segundo a ferramenta de pesquisa StatCounter, que considera dados até o mês passado, o Chrome ainda está longe de ser o browser mais usado no mundo, tendo “apenas” 25% de uso – contra 26,7% do Firefox e soberanos 40% do Internet Explorer – mas isso já é um bocado, considerando que o IE sempre teve mais de 50%. (Veja os números completos.) Mas os números mudam drasticamente quando se analisa apenas a América do Sul: neste caso, o Internet Explorer cai para 37%, enquanto o Chrome fica com 39% dos usuários e o Firefox se afasta para um distante terceiro lugar, com apenas 22% de uso. Essa situação só ocorre na América do Sul. Em nenhuma outra região do mundo o Chrome está na liderança.

O Brasil, apesar de ser o maior país da América do Sul e certamente contribuir bastante para os números do Chrome, ainda prefere o IE: 39% dos nossos usam o navegador da Microsoft, contra 36% de usuários da opção do Google. Mas, se o gráfico abaixo for alguma indicação, é bom o Internet Explorer aproveitar bem os seus últimos dias na liderança. [StatCounter, via G1]