O Google lançou o Android 12 nesta segunda-feira (4). A informação foi divulgada primeiro no perfil Android Developers, grupo de desenvolvedores que divulga informações sobre o progresso de atualizações do sistema operacional. 

O novo sistema traz possibilidades de personalização e recursos que fortalecem a privacidade dos usuários, oferecendo mais controle sobre as informações que são coletadas por aplicativos.

O Android 12 disponibiliza informações sobre quais aplicativos utilizam dados de microfone, câmera e localização. O sistema tem a possibilidade de esconder a localização exata, e fornece uma localização aproximada para aplicativos que coletam dados de geolocalização. Além disso, possui mecanismos que possibilitam desativar microfone e câmera do aparelho.

O processamento de imagens também recebeu um upgrade. A nova versão do sistema operacional traz novos recursos de câmera, efeitos, filtros e suporte para outros formatos de arquivo.

No geral, a atualização não traz tantos elementos e recursos novos. As principais mudanças acontecem na parte visual — que tem, sim sua importância. O novo design, batizado Material You, traz ícones e Widgets mais modernos, que combinam com a proposta estética do novo sistema.

A atualização para o Android 12 estará disponível nas próximas semanas. Como já é tradição quando uma nova versão do sistema Android é lançada, inicialmente ela ficará disponível apenas para os dispositivos da linha Pixel, que são fabricados pelo Google.

De acordo com o Google, ainda este ano smartphones fabricados por outras empresas como Xiaomi, Samsung, Realme, Tecno e Vivo receberão a atualização do novo sistema operacional. A gigante da tecnologia deve divulgar mais informações sobre o Android 12 no evento “Android Dev Summit”, que acontecerá nos dias 27 e 28 de outubro.