O beta do Android 12 já está entre nós.

O Android 12 está trazendo um novo design chamado Material You — a maior mudança visual no sistema desde que o Google apresentou o Material Design original, em 2014. Embora você possa baixar o Android 12 beta agora, o design repaginado não está disponível em sua totalidade.

Mas há outras partes da nova interface do Android 12 que você pode experimentar agora. O beta oferece fragmentos de Material You, incluindo blocos coloridos em negrito no painel das configurações rápidas, cantos arredondados para widgets e novas animações.

Há cerca de uma semana eu venho testando o beta do Android 12. Abaixo eu conto como tem sido minha experiência.

Um visual mais colorido

No que diz respeito à navegação básica do Android, a nova interface não muda nada. O que está diferente é a estética no geral: tudo, desde botões a telas de menu, parece mais moderno. O Material You apresenta uma série de novas formas, cores, iluminação, tipografia e até animações em todo o quadro.

O novo design é ainda mais evidente na aba de notificações. O menu suspenso foi retrabalhado de um centro de controle de configurações rápidas sobrecarregado para, de fato, uma tela de menu que lembra as janelas desse menu introduzidas no Android 11.

Imagem: Google

Os blocos de configurações rápidas começam como quatro botões no primeiro puxar do menu, podendo ser expandido em oito cards maiores. No topo da aba de notificação há um controle deslizante de brilho, que é pouco intuitivo de tocar e arrastar quanto nas últimas versões do Android. O controle deslizante de volume também foi um pouco remodelado. É mais redondo e ousado, embora o Google planeje diminuí-lo até o lançamento final.

A tela de bloqueio também oferece um pouco do novo estilo Material You. A diferença visual perceptível é uma atualização na tipografia. A hora atual tem o título maior, com a data e a previsão do tempo empilhadas abaixo dela em uma fonte muito menor. Se não houver novas notificações, o relógio fica centralizado e amplia seu tamanho automaticamente.

A nova central de notificações é mais bonita e fácil de usar. Imagem: Florence Ion/Gizmodo

Nas últimas versões do Android, a tela de bloqueio permaneceu um tanto simplificada para facilitar a navegação em caso de sobrecarga de notificação. A fonte maior enche um pouco a tela de bloqueio quando há várias notificações não endereçadas, mas imagino que tudo ficará muito mais polido depois que as cores do Material You entrarem para valer.

Os widgets estão melhores

O Android possui widgets há muito mais tempo do que o iOS. No entanto, por incrível que pareça, o Google agora precisa alcançar o excelente trabalho que a Apple fez com o recurso no iOS. E isso principalmente no que diz respeito à personalização e organização desses widgets. A boa notícia é que o Google atualizou a API de widgets para que eles se adequem sozinhos às especificações do Material You que você escolher.

Imagem: Google

No beta atual do Android 12, os widgets possuem cantos arredondados, e o menu de seleção foi reformulado para parecer mais organizado. Nas próximas versões de teste do sistema, será possível definir cores como tema.

O Google também redesenhou os próprios widgets, como calendário e relógio, mas eles não estão disponíveis nesta primeira versão beta. De acordo com o The Verge, os widgets do Google mudam de cor conforme você os move pelo papel de parede, para “sintonizar” as tonalidades com o resto da tela inicial. Eu mesma mal posso esperar para experimentar isso.

Os widgets ainda não estão totalmente disponíveis no beta do Android 12, mas já existe um novo menu para pesquisar novos cards. Imagem: Florence Ion/Gizmodo

Um sistema mais dinâmico

As animações e a maneira como você navega entre as telas da interface do Android 12 também mudaram com a chegada do Material You. Agora, essas animações estão mais simples e acontecem de forma mais sutil, mas acontecem mais repetidamente. Isso me faz questionar como elas irão funcionar em telefones mais antigos, ou ainda, na versão básica Android Go, para aparelhos de entrada.

A tela de bloqueio também tem novos efeitos — por exemplo, se você usar um PIN para desbloquear o dispositivo, vai notar que cada número muda de formato conforme o código é inserido. Outra mudança é algo que já acontece há anos em smartphones da Samsung e OnePlus: o Android 12 mostra uma animação quando o celular for conectado a um cabo de carregamento, indicando quanto da bateria está sendo carregado.

Mais novidades a caminho

Existem mais três lançamentos beta do Android 12 programados para o próximo trimestre, então esta é apenas a primeira versão do Material You. Logo, podemos esperar por funções que ainda não foram liberadas agora de início, como o novo Painel de Privacidade e botões de acesso rápido para desligar câmera e microfone.

Assine a newsletter do Gizmodo

O Android 12 beta está disponível para os seguintes smartphones:

  • Asus Zenfone 8 (ZS590KS)
  • Google Pixel 3, 3 XL, 3a, 3a XL, 4, 4 XL, 4a, 4a (5G), 5
  • Nokia X20
  • OnePlus 9 e 9 Pro
  • Oppo Find X3 Pro (CPH2173)
  • TCL 20 Pro 5G
  • Tecno Camon 17
  • Vivo iQOO 7 Legend
  • Xiaomi Mi 11, Mi 11 Ultra, Mi 11i e Mi 11X Pro
  • ZTE Axon 30 Ultra 5G (China)

Lembrando que, por se tratar de uma versão de testes, o sistema pode apresentar problemas de funcionamento, lentidão e outros bugs. Portanto, instalá-lo no aparelho é por sua conta e risco. A versão final do Android 12 será lançada no terceiro trimestre de 2021.