Você provavelmente tem um monte de aplicativos instalados no telefone, mas que raramente são usados, certo? Então, para liberar espaço extra, parece que o Google terá no Android 12 um novo recurso que vai excluir automaticamente arquivos temporários de apps que você não tem utilizado com tanta frequência.

Embora a nova função de hibernação de aplicativos não tenha sido listada oficialmente em nenhuma das versões recentes de visualização do Android 12, que segue em testes com alguns desenvolvedores, o XDA Developers afirma que o código do recurso foi encontrado em uma próxima versão do Android 12 que vazou recentemente.

A adição de hibernação de aplicativo se baseia em um recurso anterior adicionado ao Android 11 que permite ao sistema operacional revogar automaticamente as permissões de aplicativos que você não usa há algum tempo, para ajudar a evitar que um determinado serviço se torne invasor e potencialmente compartilhe dados confidenciais sem o seu conhecimento.

Mas no Android 12, parece que a ativação de uma nova configuração de “Aplicativos não usados” levará a uma nova alternância que permite ao sistema operacional “remover permissões e liberar espaço” para aplicativos que não existiam antes.

Os XDA Developers afirma que, embora o recurso de hibernação de aplicativos possa limpar o cache e qualquer arquivo temporário restante nas ferramentas, a quantidade total de armazenamento que é liberada é pequena, o que significa que os usuários com smartphones que tenham espaço interno mais limitado provavelmente verão um impacto maior do que pessoas com dispositivos de maior capacidade.

Não parece que o Google está planejando grandes revisões ou reformulações para a próxima versão do Android. Em vez disso, a companhia estaria se concentrando em aumentar os recursos de privacidade e segurança do Android 12, ao mesmo tempo em que adiciona suporte para tipos de arquivos mais modernos, como o formato de imagem AV1, aumenta a capacidade de resposta das notificações, entre outros prováveis recursos que veremos daqui alguns meses.

Assine a newsletter do Gizmodo

Mais informações provavelmente serão apresentadas agora em maio com a realização de mais uma conferência Google I/O, quando a companhia deve anunciar um panorama mais completo do Android 12, bem como o primeiro beta público. A versão final do sistema deve chegar oficialmente para todos os usuários no segundo semestre.