Ainda faltam alguns meses até o lançamento da próxima versão do Android, mas alguns possíveis recursos em breve começarão a aparecer para desenvolvedores que irão testar o sistema antes dos demais usuários. Uma dessas novidades sugere que a plataforma pode ganhar um modo simplificado para dividir dois apps na mesma tela.

Segundo o 9to5Google, o Android 12 deve permitir ativar a função “split screen” com apenas um toque. Isso por meio de uma funcionalidade chamada “App Pairs”, que seleciona dois aplicativos de sua escolha e divide automaticamente em duas partes da tela. O processo acontece toda vez que você abrir a gaveta de aplicativos: os dois últimos são exibidos nesse novo formato, caso queira usá-los com tela dividida, mas será possível selecionar as ferramentas que quiser.

O site, inclusive, fez uma simulação de como deve ficar: à esquerda é como a divisão de telas funciona hoje, em que você pode ativar a função selecionando um app a partir da parte inferior da tela; à direita, os apps abertos recentemente já são colocados juntos para facilitar o split screen.

Imagem: 9to5Google

Não chega a ser um recurso inédito, uma vez que fabricantes como LG e Samsung já possuem uma função equivalente em suas respectivas interfaces. O próprio nome “App Pairs” soa como uma referência ao “App Pair” dos dispositivos Galaxy da Samsung. A diferença é que, a partir da próxima versão do Android, isso se tornará nativo do próprio sistema e muito mais fácil de ser ativado.

Vale lembrar que esse recurso ainda não foi confirmado pelo Google e, como estaria sendo testado internamente, pode não chegar à versão final do sistema de imediato – é comum que o Google experimente novas funções, mesmo que algumas delas demorem muito tempo para sair do papel. Se a companhia seguir o cronograma do Android 11, é provável que o Android 12 Developer Preview, primeira grande versão de testes do software, seja disponibilizado em meados de fevereiro.

[9to5Google]