O Android 15 pode atualizar o aplicativo Mensagens, do Google, para oferecer suporte a SMS via satélite. Segundo informações obtidas pelo 9to5Google, o sistema operacional deve permitir a troca de mensagens com qualquer contato, mesmo sem sinal da rede móvel, sem algumas limitações que existem no iPhone.
Ao analisar uma versão beta do aplicativo Mensagens (20240329_01_RC00) no Android, o site 9to5Google encontrou três telas com instruções para troca de SMS via satélite. As informações que aparecem são as seguintes:
- “Para enviar e receber mensagens, se posicione em uma área externa, com visão clara do céu”;
- “As mensagens via satélite podem demorar mais e não podem incluir fotos e vídeos”;
- “Você pode enviar mensagens para qualquer pessoa, incluindo serviços de emergência”.
As duas primeiras linhas são bastante objetivas e claras. Como as mensagens transitam por sinais de satélite, é necessário evitar qualquer barreira física. Além disso, a transmissão demora mais tempo, mesmo em trocas de SMS somente com texto.
O terceiro aviso, porém, mostra a verdadeira utilidade do serviço. A possibilidade de enviar mensagens para serviços de emergência, sem sinal de rede móvel, pode salvar vidas. Em uma situação na qual se está perdido no meio do nada, conseguir entrar em contato com um resgate é essencial para sobrevivência.
Recurso do Google é diferente do SOS de Emergência do iPhone
Esse recurso já está presente no iPhone 14 e iPhone 15, com nome SOS de Emergência via Satélite. Porém, a Apple não permite a troca de mensagens entre contatos. Por enquanto, a função permite apenas se comunicar com serviços de emergência.
Vale mencionar que, no caso da Apple, a função de SOS de Emergência é paga, com período gratuito de dois anos, após a ativação de um iPhone compatível. Ainda não se sabe se o Google pretende seguir o mesmo modelo.
A possibilidade de enviar SMS via satélite vem sendo aprimorada desde o início de 2023. No ano passado, a norte-americana Qualcomm aproveitou a CES 2023 para lançar a plataforma Snapdragon Satellite, que garante conexão via satélite para smartphones equipados com o chip Snapdragon 8 Gen 2 ou mais recentes.
Além disso, a Starlink trabalha para oferecer conexão à internet no celular em qualquer lugar do planeta — até mesmo do oceano. Por meio de satélites e da tecnologia “direto para o celular”, a empresa do bilionário Elon Musk quer garantir redes 4K direto do espaço.