Em abril, ouvimos detalhes sobre o Android Silver, que traria smartphones high-end de várias fabricantes com pouco bloatware, aproximando-os da linha Nexus. Mas parece que esse plano foi suspenso.

O site The Information diz que mudanças internas no Google, especificamente a saída de Nikesh Arora – que supervisionava parcerias entre operadoras e fabricantes – causou atrasos​​.



Aparentemente, o Google também duvidava que o projeto realmente teria sucesso comercial, a sentença de morte para qualquer empreendimento. Operadoras e fabricantes também não estariam muito interessadas no Android Silver.

Nesse projeto, as fabricantes limitariam o número de apps pré-instalados no dispositivo, que receberiam atualizações mais rápidas do Android.

Em troca, o Google daria quiosques com funcionários treinados em lojas de varejo e operadoras, faria campanhas de marketing para os dispositivos, e ajudaria fabricantes a implementar recursos como proteção à água e reconhecimento de voz.

O objetivo do Android Silver era reforçar a marca Android ao redor do mundo no segmento high-end. Infelizmente, ele pode não virar realidade. Por enquanto, temos só o recém-lançado Android One, que visa criar um padrão de referência para smartphones low-end. [The Information]