Rumores diziam que a próxima versão do Android Wear ganharia três novidades: suporte a Wi-Fi, acesso fácil a apps e controle por gestos. Hoje, o blog oficial do Google confirmou isso e algo a mais: suporte a emojis desenhados.

Vamos por partes. O suporte a Wi-Fi significa que você receberá notificações mesmo se seu relógio estiver longe do smartphone, sem uma conexão Bluetooth – assim como no Apple Watch.

Ou seja, você não terá que levar o smartphone apenas para obter uma conexão com a internet. A maioria dos smartwatches com Android Wear tem Wi-Fi embutido, e agora o software poderá usá-lo.

Atualizacao do Android Wear

Quanto ao acesso fácil a apps: agora basta tocar na tela do smartwatch para visualizar a lista dos aplicativos instalados. Deslize para os lados, e você verá uma lista dos seus contatos e uma lista de comandos por voz.

Além disso, o Google explica que certos apps poderão manter a tela sempre ligada, em vez de desaparecerem quando você baixar o braço:

Atualizacao do Android Wear (3)

Por exemplo, se você estiver usando o Maps para chegar a um destino, a tela não vai desligar: ela vai entrar num modo preto-e-branco e, quando você erguer o braço, a interface ficará colorida ao exibir o mapa.

O mesmo funciona para as faces do relógio: o Android Wear agora pode exibir constantemente as horas, deixando a interface em preto-e-branco quando você não estiver olhando. Em relógios com tela OLED, isso economiza bateria, pois o display não ativa pixels para exibir a cor preta.

Android Wear e pulso

Por sua vez, o controle por gestos é um pouco menos sutil do que gostaríamos: para alternar entre os cards na tela inicial, você precisa girar o pulso para trás e para frente.

Atualizacao do Android Wear (2)

O Android Wear também ganhou suporte a emojis desenhados. Isso funciona como no teclado Google Handwriting Input, lançado há alguns dias para Android: você faz um rascunho simples na tela do relógio, ele reconhece o emoji que você queria desenhar, e o envia para seu contato.

Esta atualização do Android Wear virá “nas próximas semanas” para todo smartwatch com o sistema, enquanto o novo LG Watch Urbane virá com essa versão pré-instalada. [Official Android Blog via El Androide Libre]