Tecnologia

Anel, smart glass e AirPods com câmera: os novos projetos da Apple

Apple trabalha em diversos projetos ao mesmo tempo, com foco em acessórios vestíveis integrados à inteligência artificial
Imagem: Maksym Mazur/Unsplash/Reprodução

A Apple trabalha em uma série de projetos simultaneamente — e a lista inclui de anéis a óculos inteligentes, passando por AirPods com câmeras. Muitos desses produtos podem passar despercebidos, pois ficam guardados como patentes até estarem prontos para a venda.

Segundo o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, a empresa ainda não sabe qual será o próximo grande lançamento, depois do Vision Pro. Nos parágrafos a seguir, o Giz Brasil lista os principais projetos da Apple em desenvolvimento que podem (ou não) se tornar produtos oficiais no futuro.

Anel inteligente que monitora saúde

Samsung está desenvolvendo anel inteligente para monitoramento de saúde

Imagem: Unsplash/Reprodução

Uma das ideias da Apple é expandir o catálogo de acessórios vestíveis, ao desenvolver um anel inteligente que monitora a saúde dos usuários. Basicamente, o dispositivo teria as tecnologias de análise do Apple Watch, mas ficaria no dedo em vez do pulso.

O produto seria indicado para pessoas que querem registrar dados do corpo de forma objetiva. Por meio do anel inteligente, os usuários poderiam monitorar frequência cardíaca, saturação de oxigênio no sangue, calorias queimadas e passos andados, sem serem incomodados por notificações, como acontece no Apple Watch.

Além disso, o anel conseguiria ser mais barato que o relógio inteligente e poderia ser integrado ao aplicativo de Saúde do iPhone. A rival Samsung, aliás, tem um produto semelhante, o Galaxy Ring, que promete potencializar a precisão dos recursos de monitoramento de saúde.

Por enquanto, o anel inteligente da Apple é somente uma ideia. Porém, existe uma patente do produto no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (número 11.733.790) que mostra o suposto “Apple Ring” funcionando como um controle remoto para outros dispositivos, como o iPhone.

Óculos inteligentes – mas não o Vision Pro

Ray-Ban Meta (Imagem: Divulgação/Ray-Ban)

Ray-Ban Meta (Imagem: Divulgação/Ray-Ban)

Outro projeto da Apple envolve óculos inteligentes mais simples que o Vision Pro. O produto seria parecido com dispositivos da Meta (Ray-Ban Meta) e Amazon (Echo Frames), com recursos de áudio integrados e foco em realidade aumentada.

Os primeiros sinais do produto começaram a aparecer em 2018, ano em que a Apple registrou uma patente de “dispositivo montado na cabeça como um sistema de opacidade ajustável”. No ano seguinte, em 2019, desenvolvedores encontraram códigos no iOS 13 relacionados a possíveis óculos de realidade aumentada.

Contudo, a companhia ainda não encontrou a tecnologia ideal para lançar os óculos inteligentes. Seria possível lançar um produto mais simples, como os acessórios da Meta e Amazon, mas a Maçã tem histórico de ser exigente com as primeiras versões dos seus projetos.

AirPods com câmeras

AirPods Pro, da Apple

Foto: Adam Clark Estes/Gizmodo

A Apple estuda a possibilidade de tornar os AirPods ainda mais inteligentes. Um dos projetos da empresa envolve incluir câmeras nos fones de ouvido, além de sensores de saúde e recursos de IA.

O produto final poderia oferecer os benefícios de óculos inteligentes, sem a necessidade de utilizar armações ou lentes no rosto. Segundo Mark Gurman, os engenheiros da Apple ainda estão tentando descobrir como encaixar as câmeras e os demais sensores em dispositivos tão pequenos quanto os AirPods.

A ideia é fazer com o acessório possa registrar informações visuais para, em seguida, processá-las e ajudar os usuários em rotinas diárias. Apesar de ser somente um projeto, por enquanto, a Apple tem planos de lançar em breve algum wearable novo para surfar a onda do mercado.

iPad com tela dobrável

Por que o novo iPad Air tornou o iPad Pro obsoleto?

Imagem: Apple/Divulgação

O iPhone dobrável da Apple deve ser lançado somente daqui a três anos. Porém, há relatos de que a empresa tem planos de vender um iPad dobrável antes, entre o final de 2024 e o começo de 2025.

Segundo uma das fontes ouvidas por Gurman, o primeiro aparelho dobrável da empresa é um “dispositivo grande”, como um tablet ou um notebook. O jornalista explica que a Apple ainda não lançou nada da categoria pelas telas ainda serem bastante frágeis para o padrão da companhia.

Quando o suposto iPhone dobrável chegar, é possível que o produto seja mais resistente que modelos concorrentes. Além disso, faz sentido um iPad chegar antes, já que tablets não são tão fáceis de carregar e usar diariamente quanto celulares.

HomePod com tela de iPad

Por fim, a Apple está supostamente trabalhando em um novo dispositivo que combina recursos da Apple TV, FaceTime e HomePod em um único sistema. Algumas versões, aliás, contam com uma tela retrátil do tamanho de um iPad Mini.

De acordo com informações obtidas pelo 9to5Mac, a empresa testa rodar o tvOS em um iPad Mini modificado para encaixar o tablet no HomePod. Inclusive, o site disse ter encontrado evidências do projeto no código do iOS 17.4.

Por enquanto, não há previsão do aparelho ganhar uma versão final, mas é possível esperar para o futuro algo parecido com um Echo Show, da Amazon, por exemplo.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas