O Magic Leap One já está sendo vendido, mas ainda faltam títulos de peso para o headset de realidade mista. Ou melhor, faltavam — a Rovio anunciou Angry Birds FPS: First Person Slingshot, sua versão de realidade aumentada para o clássico game dos smartphones. A empresa fez uma demonstração do jogo para a imprensa nesta quarta-feira (19), nos EUA.

• Por que a Globo está usando os óculos Magic Leap no Central da Copa
• O misterioso headset da Magic Leap finalmente está disponível em pré-venda

A premissa de Angry Birds FPS, feito pela Rovio em parceria com a Resolution Games, é a mesma do jogo para celulares lançado em 2009: você precisa disparar passarinhos raivosos contra fortalezas de porcos usando um estilingue. O que muda é como fazer isso — sai o cenário 2D, entra a realidade aumentada.

Assim, a construção dos suínos é projetada em uma superfície do mundo real, como uma mesa ou um espaço vazio. O jogador pode andar ao redor dela e analisar qual o melhor lugar para disparar sua ave nervosinha. Segundo os desenvolvedores ouvidos pelo Engadget, cada fase tem itens escondidos, como caixas de TNT, que só podem ser vistos se o jogador der uma voltinha em torno do cenário.

Para disparar, é só puxar o joystick e soltar o gatilho. Apertar esse botão novamente pode disparar um poder especial, como múltiplos passarinhos, desde que você tenha itens para isso.

O Engadget também elogiou os visuais e a qualidade gráfica: mesmo se aproximando do cenário e dos porquinhos, eles não ficavam pixelados, e os passarinhos até mesmo reagiam ao jogador. No entanto, a jornalista sentiu falta de poder compartilhar a experiência:

“Apesar de ter curtido o jogo, eu gostaria que as outras pessoas pudessem ver as mesmas coisas que eu estava vendo, em vez de ficarem imaginando por que eu estava rindo. Afinal de contas, um dos benefícios da realidade aumentada em dispositivos físicos é que você ainda pode interagir com seus amigos no mundo real, mas essa interação se perde se eles não podem ver o mesmo que você.”

É algo que, por exemplo, a Apple fez com seu ARKit 2: no evento de lançamento do iPhone Xs, um dos jogos apresentados usava realidade aumentada para múltiplos jogadores ao mesmo tempo, com todos podendo ver os mesmos obstáculos e desafios projetados no mundo real.

O TechCrunch também diz que o game não é nada de inovador, mas que é surpreendente o quanto ele parece familiar. “Parece um jogo de celular, mas um jogo de celular que permite que você visualize o conteúdo no mundo real.”

Angry Birds FPS será lançado oficialmente na conferência da Magic Leap em Los Angeles, que acontece nos dias 9 e 10 de outubro.

Imagem do topo: Rovio/Resolution Games