Lembra-se da New Horizons, a sonda da NASA que viajou quase 5 bilhões de quilômetros para registrar as primeiras imagens em alta definição de Plutão? Com alguns dados dessa viagem, a NASA criou uma animação que simula a visão da sonda durante a passagem dela pelo planeta anão.

Stuart Robbins, o cientista responsável pela animação, explica em um post do blog da NASA como produziu um resultado tão realista:

Eu usei os mais novos dados da órbita de Plutão, a obliquidade dele e a órbita de todas as luas conhecida para criar o sistema em um programa. Eu então “inseri” uma câmera nos dados da trajetória para parecer que você está sentado na New Horizons, observando Plutão conforme você passa por ele.

A New Horizons — que contou até mesmo com o apoio científico de Brian May, guitarrista do Queen —  foi lançada em 2006 e viajou por 4,88 bilhões de quilômetros para cumprir o objetivo de mapear a composição da superfície, atmosfera e temperatura de Plutão.

A sonda passou a 14,5 km/s e a 12.500 km de distância do planeta anão em 14 de julho, registrando mais de 60 GB de dados — mas apenas uma pequena porção destes dados foi enviado à Terra. Os dados completos e imagens em resoluções ainda maiores chegaram a nós pouco a pouco ao longo de 16 meses.

Até lá, teremos que nos contentar com essa animação e algumas poucas (porém incríveis) imagens do planeta anão. [NASA via io9]