Há 30 anos, em 30 de março de 1993, nasceu, em Honório Gurgel, no Rio de Janeiro, Larissa de Macedo Machado, hoje mais conhecida como Anitta. Mal imaginava a família que a carioca se tornaria uma das maiores representantes da música brasileira no exterior.
Este ano, a cantora fez história no Grammy Awards, tornando-se a segunda brasileira a concorrer na categoria “Best New Artist” (Melhor Artista Novo, em tradução livre), depois de Astrud Gilberto, de “Garota de Ipanema”.
Além disso, ano passado, levou o prêmio de Melhor Videoclipe Latino por “Envolver”, no Video Music Awards 2022 (VMA’s) da MTV. E esta não foi a única conquista do single, que também levou Anitta para o Guinness Book como a primeira artista solo latina a alcançar o Top 1 no Spotify.
Entre músicas solo, clipes polêmicos e parcerias de peso, neste 30 de março, confira 30 grandes sucessos de Anitta, 30 anos, segundo o Giz Brasil!
1- Downtown
Com mais de 600 milhões de visualizações no YouTube, “Downtown” é o clipe mais visto de Anitta depois de sua participação em “Loka“, de Simone em Simaria. A parceria com J Balvin foi lançada em 2017 no projeto “Checkmate”, que deu um pontapé inicial na carreira internacional da cantora.
2. Sua Cara
“Sua Cara”, de Major Lazer, é com certeza uma colaboração que merece espaço entre os principais sucessos de Anitta — e Pabllo Vittar! O clipe, filmado no Deserto do Saara, no Marrocos, bateu recorde de visualizações, ultrapassando a marca de 17 milhões em 24 horas.
3. Envolver
Há muito para se dizer sobre o clipe que colocou Anitta no Guinness Book. Depois que a coreografia de “Envolver” viralizou no TikTok, o engajamento dos brasileiros levou a artista à primeira posição do Top 200 do Spotify Global em março do ano passado.
4. Vai Malandra
Com seu clipe polêmico no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro, “Vai Malandra” bateu recorde para Anitta no Spotify. A música foi a mais tocada no streaming no Brasil e a 49ª no mundo no dia de seu lançamento em 2017.
5. Sim Ou Não
O feat “Sim Ou Não”, com Maluma, também alcançou um milhão de views no YouTube em 3h30, um recorde para a artista em 2016.
6. Bang
Em 2015, o lançamento do clipe de “Bang” tirou o recorde de “Deixa Ele Sofrer”, conquistando 1 milhão de acessos no YouTube em apenas 6 horas.
7. Paradinha
Com “Paradinha”, em 2017, Anitta emplacou 3 músicas no top 10 nacional do Spotify, com “Sua Cara” e “Switch”, de Iggy Azalea. E detalhe: cada uma em um idioma!
8. Terremoto
O clipe de “Terremoto”, parceria com Kevinho, é uma homenagem a um hit dos 2000, “I’m Still In Love With You”, de Sean Paul. Pegou a referência?
9. Essa Mina é Louca
O feat com o cantor Jhama “Essa Mina É Louca” conseguiu ir além de “Bang”. Em 2 horas, o vídeo alcançou 1 milhão de exibições no YouTube.
10. Combatchy
“Combatchy” é uma das principais parcerias de Anitta com outras cantoras do pop nacional, de 2019. Outro sucesso das brasileiras é o mais recente “Modo Turbo“, que reúne Luísa Sonza e Pabllo Vittar.
11. Medicina
“Medicina” é fruto da colaboração entre uma cantora brasileira, compositores venezuelanos, a cantora e um diretor colombiano. Um dos mais bonitos e globalizados de Anitta, o clipe atingiu 10 milhões de visualizações no primeiro dia.
12. Bola Rebola
Seguindo o estilo sensual de “Vai Malandra”, “Bola Rebola”, do grupo eletrônico brasileiro Tropkillaz, é outra colaboração de Anitta que merece destaque. A mistura de múltiplos idiomas com vocais de J Balvin e ZAAC foi sucesso em 2019.
https://www.youtube.com/watch?v=lby6qH2WYXY
13. Na Batida
Parte do álbum “Ritmo Perfeito”, de 2014, “Na Batida” é um dos clipes mais bem sucedidos dos primeiros anos da carreira de Anitta, com mais de 180 milhões de visualizações.
14. Deixa Ele Sofrer
Antes do recorde de “Bang”, em 2015, o hit “Deixa Ele Sofrer” conseguiu 1 milhão de acessos no YouTube em 22 horas.
15. Veneno
“Veneno” é a primeira faixa do EP “Solo”, de 2018. No projeto, Anitta traz músicas em espanhol, português e inglês, com lançamento de videoclipes simultâneos.
16. Show das Poderosas
Sem mais, a música que levou a até então Mc Anitta ao estrelato em 2013! O sucesso foi o primeiro da cantora a bombar no Brasil, tornando-a conhecida no país inteiro.
17. Me Gusta
Lançada em 2020, o feat. “Me Gusta”, com Cardi B, foi uma das músicas que ajudou Anitta a bombar no exterior. O single chegou à 48ª posição no top 50 do iTunes dos Estados Unidos.
18. Cobertor
Quem não se lembra dessa? “Cobertor”, do álbum “Ritmo Perfeito”, foi um grande sucesso romântico de Anitta e Projota em 2014. Ouça aqui.
19. Some que ele vem atrás
A parceria com a eterna rainha da sofrência Marília Mendonça saiu em 2019. A primeira performance ao vivo da canção aconteceu naquele ano, no Prêmio Multishow.
20. Banana
A parceria com Becky G pode ser um dos maiores sucessos do álbum “Kisses” (2019). Com figurinos coloridos e cenário com bananas, o clipe acumulou mais de 120 milhões de views no YouTube.
21. Meiga e Abusada
Faixa do álbum de estreia da cantora, “Anitta” (2013), “Meiga e Abusada” foi gravado no hotel Wynn, em Las Vegas.
22. Onda Diferente
Não só uma parceria de peso entre Anitta, Ludmilla e Snoop Dog, “Onda Diferente” também rendeu inúmeras polêmicas de direitos autorais entre as funkeiras que são lembradas até hoje.
23. Zen
Outra canção romântica de Anitta, “Zen” rendeu à cantora sua primeira indicação ao Grammy Latino em 2014. A categoria foi a de Melhor Música Brasileira.
24. Não Perco Meu Tempo
Com várias Anittas e vários beijos, Anitta disse em entrevista ao Popline que o conceito do clipe de “Não Perco Meu Tempo” é abandonar estereótipos de casais diversos.
25. Ritmo Perfeito
“Ritmo Perfeito” dá nome ao segundo álbum de estúdio de Anitta. O disco ainda traz “Blá Blá Blá” e “Mulher”, com Projota.
26. No Chão Novinha
“No Chão Novinha”, de 2021, é uma parceria com o DJ Pedro Sampaio. Seu clipe foi filmado em Belém, no Pará, e o single estreou em sétimo lugar no top 10 do Spotify Brasil.
27. No Meu Talento
“No Meu Talento” é mais um dos sucessos de “Ritmo Perfeito”. A música é uma parceria com o funkeiro MC Guimê.
28. Menina Má
Primeiro videoclipe da carreira de Anitta, a música “Memina Má” foi lançada em 2012 pela Furacão 2000. Nostalgia, né?
29. Girl From Rio
Um dos sucessos mais recentes da cantora, em 2022, “Girl From Rio” traz um clipe bem brasileiro e faz referência à “Garota de Ipanema”. Anteriormente “Girl From Rio” também seria o título do álbum “Versions of Me”, mas Anitta decidiu mudar.
30. Movimento da Sanfoninha
Vocês pensaram que Anitta não ia rebolar hoje? Em último lugar, encerrando o top 30, está “Movimento da Sanfoninha. Em 2022, a música que embala qualquer festa chegou até os palcos do Coachella e do VMA Awards.