Antes de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, Michelle Yeoh ouviu que deveria se aposentar

Michelle Yeoh recebeu o “conselho” de aposentadoria antes de gravar o longa que lhe rendeu uma indicação ao Oscar. “Não me diga o que fazer”, rebateu a atriz, que abriu uma discussão sobre etarismo
Michelle Yeoh
Imagem: Divulgação/A24

Ela fez história como a primeira asiática indicada ao Oscar de Melhor Atriz por seu trabalho no longa “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”. Mas Michelle Yeoh contou que antes de sucesso todo, muitas pessoas disseram que ela deveria se aposentar ao invés de aceitar o papel principal no filme de Daniel Kwan e Daniel Scheinert.

Atualmente com 60 anos, Michelle deu entrevista ao podcast “The Envelope“, do jornal Los Angeles Times (via Variety), e relatou as dificuldades dessa tema do etarismo. “Conforme você envelhece, as pessoas começam a dizer ‘Hmm, você deveria se aposentar. Deveria fazer isso. Deveria aquilo…’. Não, pessoal. Não me diga o que fazer. Eu deveria estar no controle do que sou capaz, sim?”, afirmou. 

“Você sabe, conforme você envelhece, os papéis ficam menores. Parece que os números sobem e essas coisas ficam mais difíceis, você começa a ser deixada de lado cada vez mais. Então, quando ‘Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo’ veio, de repente, foi muito emocionante – porque isso significa que você é quem está liderando todo esse processo, quem está contando a história”, explicou a atriz.

O Globo de Ouro

Michelle ainda falou sobre seu papel no filme que lhe rendeu o Globo de Ouro. “É sobre uma mulher comum que se torna uma super-heroína. É sobre você ser engraçada, dramática, fazer artes marciais; tipo, quase como um filme de terror. Foi como cinco gêneros transformados em um”, completa. A atriz explicou que, muitas vezes, esse conselho fundado no preconceito de idade não é dado explicitamente, mas artistas percebem que o mercado de trabalho não quer mais se abrir a elas. 

“Eles não dizem isso com tantas palavras – por que eles ousariam dizer isso com tantas palavras, certo? Mas quando você não consegue os papéis e fica apenas sentada lá. Mas então, tipo, eu olho para Reese [Witherspoon] e olho para essas [atrizes] mais velhas, inteligentes – como Nicole [Kidman] e tudo – elas montaram suas próprias produtoras, certo? Porque elas não vão esperar à margem. Porque elas viram isso chegando também. Você tem que ser esperta sobre isso. E se você não fizer isso acontecer e ficar esperando, poderá esperar por muito tempo”, refletiu Yeoh.

“Ninguém realmente disse: ‘Oh, bem, você sabe, você está chegando a essa idade’. Porque eu olho para a dama Judi Dench e digo: ‘Sim, mulher’, sabe? Mas eu olho para Helen Mirren e digo: ‘Sim!’. Eu olho para Meryl Streep e digo: ‘Sim!’. Existem lindas histórias que ainda precisam ser contadas por nós, mulheres mais velhas, e não devemos recuar e dizer: ‘OK, vou apenas aceitar e tentar'”, ela continuou.

Chances de Oscar

Destaque no Oscar 2023 com 11 indicações, “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” está na disputa pelos prêmios de Melhor Filme, Melhor Atriz (Michelle Yeoh), Melhor Diretor (Daniel Kwan e Daniel Scheinert), Melhor Roteiro Original (Daniel Kwan e Daniel Scheinert), Melhor Figurino (Shirley Kurata), Melhor Montagem (Paul Rogers), Melhor Ator Coadjuvante (Ke Huy Quan), Melhor Atriz Coadjuvante (Jamie Lee Curtis e Stephanie Hsu), Melhor Trilha Sonora Original (Son Lux) e Melhor Canção Original (‘This is a Life’).

A produção da A24 é sucesso não apenas no Oscar, mas em toda a temporada de premiações. O filme levou os prêmios de Melhor Atriz Comédia ou Musical (Michelle Yeoh) e Melhor Ator Coadjuvante (Ke Huy Quan) no Globo de Ouro 2023. Já no Critics Choice Awards, conquistou as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Ke Huy Quan), Melhor Diretor (Daniel Kwan e Daniel Scheinert), Melhor Montagem e Melhor Roteiro Original.

A história acompanha Evelyn Wang (Michelle Yeoh), uma mulher que se envolve por acaso em uma aventura multidimensional que coloca o destino de todos os universos em suas mãos — e também a faz questionar quem ela é para si mesma e sua família. “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” arrecadou US $ 103,7 milhões pelo mundo e se tornou um sucesso de crítica.

Graças ao sucesso nas indicações ao Oscar, o filme está retornando aos cinemas brasileiros. Desde do dia 2 de fevereiro, a Diamond Films trouxe “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” de volta para as telonas, permitindo que os fãs tenham a experiência de ver a produção em uma tela grande. Assim, basta verificar a disponibilidade do filme em sua cidade

Além disso, “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” já está disponível para compra e aluguel nas plataformas online, com preços que custam a partir de R$ 11,90, está disponível na Apple TV, Amazon Prime Video, Google Play Filmes e TV e YouTube. A única plataforma que oferece o longa em streaming sem custos é o Claro TV+. Veja o trailer da produção:

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas