A Apple anunciou hoje a atualização da sua linha de iPhones. Conheça o iPhone 6s e o iPhone 6s Plus.

>>> iPad Pro: o tablet da Apple cresceu e ganhou uma stylus e um teclado
>>> Apple TV ganha novo controle remoto, Siri e sistema baseado no iOS

Design, software e processador



Os novos iPhones são quase idênticos aos lançados no ano passado: o menor tem tela de 4,7 polegadas, enquanto o maior tem 5,5 polegadas. Eles ganharam uma nova opção de cor – o ouro rosa, que se junta ao dourado, preto e branco tradicionais dos aparelhos da Apple.

Os materiais foram melhorados: o acabamento de alumínio é o mesmo (liga 7000) usado no Apple Watch, o que deve fazer o smartphone ficar mais resistente. O vidro da tela também promete ser mais resistente, com tecnologia Ion-X.

iPhone 6S e 6S Plus

Se não há muita grande diferença em relação ao design, a Apple tratou de dar uma boa turbinada nos smartphones por dentro. O processador agora é o A9 (não é o mesmo A9X do iPad Pro) e, como de costume, a Apple prometeu mais velocidade: 70% a mais em tarefas de CPU, e 90% a mais no chip gráfico.

O iOS 9 acompanhará os novos iPhone 6s, e, como de costume, os novos smartphones vão poder aproveitar melhor os recursos do novo sistema.

Para começar, agora o iPhone sempre presta atenção no que você está falando. A Siri sempre está pronta para responder quando você falar “hey Siri”. E não só quando o iPhone estiver carregando, como era até agora. A qualquer momento que você chamar, a Siri vai te atender. Como já faz o Google Now há algum tempo – é um excelente recurso.

O Touch ID também foi melhorado, e promete ser duas vezes mais rápido em reconhecer sua impressão digital.

3D Touch

3D Touch

A principal novidade dos novos iPhones é o 3D Touch. O multi touch, introduzido com o primeiro iPhone, ajudou a popularizar uma nova forma de interagir com tecnologia – o toque dos dedos. O 3D Touch é sensível à pressão – como a tela do Apple Watch, e também  o smartphone Mate S recentemente anunciado pela Huawei.

O 3D touch quer ser tão revolucionário quanto. Ele adiciona a força como forma de entrada: além de deslizar e tocar o dedo na tela, você pode pressionar com um pouco mais de força para, por exemplo, destacar uma foto enviada no meio de uma conversa. Ou, em um email, você pode pressionar um pouco mais forte o dedo em cima de uma mensagem para aparecer um preview do que há dentro dela.

Não é algo que vai mudar muito a forma como você interage com seu smartphone, mas certamente vai facilitar muita coisa – o que às vezes está a três toques de distância pode ficar a apenas uma pressionada um pouco mais forte de distância.

Câmera

camera-iphone

Agora os iPhones têm câmera traseira de 12 megapixels, o que significa 50% mais pixels e foco automático mais rápido. Ela também ganhou poderes 4K – você pode gravar seus vídeos em Ultra-HD diretamente pelo smartphone da Apple.

Não se trata apenas de mais pixels, no entanto. O sensor usa uma tecnologia chamada “isolamento de trincheira profunda”: ela faz com que os pixels do sensor interfiram menos entre si, garantindo maior precisão de cor, menos ruído e melhor desempenho em pouca luz.

Também há um recurso chamado Live Photos, que basicamente permite criar GIFs animados. A câmera guarda imagens capturadas 1,5 segundo antes e depois de você tirar a foto; e você pode ver a animação ao pressionar o dedo na tela.

O iPhone 6S consegue capturar panoramas de até 63 megapixels, assim como o Plus, mas só o modelo maior tem estabilização óptica de imagem.

A revolução das selfies também exige que as câmeras frontais sejam cada vez melhores: o iPhone 6S tem um sensor melhorado e capacidade de gravar vídeos em 1080p (e imagens em 5MP). Além disso, ele usa a tela como flash, fazendo-a brilhar três vezes mais que o normal.

Disponibilidade e preço

iphones

Os novos iPhones serão lançados no dia 25 de setembro, com a pré-venda iniciando no dia 16 de setembro para alguns países. O Brasil não faz parte da lista inicial.

Nos EUA, com contrato de dois anos com a operadora, o iPhone 6S custará a partir de US$ 199. O iPhone 6s Plus, por sua vez, custará a partir de US$ 299.

Atualizado às 17h09