Isso já era esperado há algum tempo, mas agora é oficial: a série Tony Hawk quer retornar às raízes com Tony Hawk’s Pro Skater 5, primeiro jogo inédito da franquia desde Tony Hawk Shred, lançado em 2010.

A Activision e o skatista Tony Hawk querem recuperar o brilho dos primeiros títulos da série nesse novo episódio — e é por isso que ele se chama Tony Hawk’s Pro Skater 5, como se fosse um sucessor direto de THPS 4 lançado em 2002.

Tony Hawk's Pro Skater 5

Tony Hawk's Pro Skater 5

Animador? De início, sim. Perdi muitas madrugadas jogando principalmente os dois primeiros THPS no meu antigo PlayStation, então é claro que sempre que aparece uma promessa de um jogo que segue a linha desses clássicos eu acabo ficando um pouco esperançoso de que de fato ele seja tão bom quanto os antigos.

Mas uma das novidades listadas pela Game Informer me deixou com um pé atrás:

O jogo casa a refinada jogabilidade da série com novidades como power-ups e a capacidade de disparar projéteis em missões específicas.

Disparar projéteis? Em um jogo de skate? Como assim?

Tony Hawk's Pro Skater 5

Bem, enquanto não sabemos exatamente como essa parte vai funcionar, vale destacar outras características do jogo. THPS5 terá uma série de estágios diferentes bem no estilo dos jogos antigos, com diferentes tarefas a serem cumpridas dentro de cada uma dessas fases. Será possível jogar tanto sozinho quanto em multiplayer — local e online — e o jogo também terá um modo de criação de pistas de skate, que poderão ser compartilhadas com outras pessoas pela internet.

Em relação a skatistas disponíveis, THPS5 promete misturar rostos conhecidos do público — como o do próprio Tony Hawk — com skatistas em destaque na atualidade.

THPS5 será feito pela Robomodo, que também foi responsável pelo remake Tony Hawk’s Pro Skater HD que teve uma recepção morna quando lançado em 2012. Além da promessa de um retorno ao estilo clássico da franquia e essa informação bizarra sobre disparo de projéteis no jogo, ainda sabemos pouco sobre ele — mais informações estarão na edição de junho da revista Game Informer, que já deve chegar nos próximos dias às bancas dos EUA.

Tony Hawk's Pro Skater 5

O jogo está previsto para sair ainda em 2015 para PS4 e Xbox One, com versões para PS3 e Xbox 360 sendo lançadas um pouco depois. [Game Informer]

Tony Hawk's Pro Skater 5