Tecnologia

Anúncios podem chegar em breve ao ChatGPT

A empresa estuda novas formas de arrecadar fundos para seguir pesquisando e desenvolvendo novas ferramentas de IA; saiba mais detalhes

Em entrevista concedida ao jornal Financial Times, a CFO da OpenAI, Sarah Friar, confirmou que a empresa está estudando exibir anúncios no ChatGPT. Até o momento ainda não existem movimentações para implementar este plano, mas existem discussões internas.

Black Friday
Samsung Smart TV 50" QLED 4K 50Q60D
R$ 3.199

Por que vão entrar anúncios no ChatGPT?

Após a arrecadação de 6,6 bilhões em uma rodada de investimentos, a startup realizou a contratação de especialistas em publicidade de big techs como Google e Meta, o que mostra que a companhia pode estar mesmo caminhando para uma mudança no futuro.

Atualmente, a empresa arrecada fundos através de seus planos de assinatura para seguir pesquisando e desenvolvendo novas tecnologias de inteligência artificial. No entanto, a arrecadação não é suficiente para cobrir os altos custos da manutenção e treinamento de IA.

No início do segundo semestre, a startup chegou a discutir a possibilidade de um pedido de falência. O sucesso da rodada de investimentos ocorrida nas últimas semanas foi fundamental para mudar esta perspectiva bastante preocupante.

Em razão deste cenário, a empresa está explorando outras alternativas de impulsionar seus ganhos. Anúncios, no entanto, não são uma unanimidade internamente e devem enfrentar uma forte resistência de executivos de alto nível, incluindo o CEO Sam Altman.

OpenAI anuncia modo “Pensador Profundo” do ChatGPT; saiba o que é

OpenAI quer parceria para fabricação de chips de IA; entenda

No mês passado, em um bate-papo na escola de Negócios de Harvard, o chefão da companhia, quando questionado sobre a implementação de publicidade no ChatGPT, deixou claro que não era muito fã da ideia, mas admitiu que ela poderia ser adotada no futuro, mas em último caso.

Nos últimos meses, a empresa começou uma transição para um modelo de negócios com fins lucrativos. Embora, internamente haja um consenso sobre a mudança, Elon Musk, co-fundador da OpenAI, criticou a mudança publicamente e foi à justiça para tentar impedir o movimento.

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas