Ciência

Apagão à vista? Chance de temporal com vento forte é grande no fim de semana

O temporal pode vir acompanhado de rajadas de ventos e chuvas de granizo nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Acompanhe o clima!
Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil/Reprodução

Este final de semana será de temporal nas regiões do Sudeste e Centro-Oeste, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). As chuvas fortes podem vir acompanhadas de ventos e de granizo.

Onde? Em São Paulo, no Triângulo Mineiro e na faixa oeste e sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso terão chuvas já a partir desta sexta-feira (17), devido ao aumento da umidade e do padrão de ventos de alto nível.

No sábado (18), uma provável frente fria se aproxima pelo litoral do Sudeste, com rajadas de ventos entre 80 km/h e 100 km/h e granizo no sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Já no domingo (19), os temporais devem atingir a área central do país. O volume de chuva em 24h pode chegar a cerca de 80 milímetros e passar 100 mm algumas áreas.

Queda de energia em São Paulo

Em São Paulo, a Defesa Civil alerta para tempestades e rajadas de vento intensas em todo o estado no fim de semana, quase duas semanas após o apagão que deixou milhões de moradores da capital paulista sem luz. Além disso, a Marinha também emitiu alertas de ventos fortes na faixa litorânea entre Itajaí (SC) e Angra dos Reis (RJ) no sábado (18).

Nesta quarta-feira (15), a chuva forte voltou a afetar diversas regiões do estado, que ficaram novamente sem energia. De acordo com a Defesa Civil, as rajadas de vento ultrapassaram os 70 km/h na região metropolitana, assim como em Sorocaba, Campinas, Piracicaba e Ribeirão Preto. No interior do estado, segundo a CPFL, 235 mil clientes tiveram o fornecimento de energia interrompido.

Granizo e calor no Rio de Janeiro

Na última terça-feira (14), um temporal atingiu áreas da Zona Oeste e Norte do Rio, com direito a granizo. O mesmo pode ocorrer de sábado a segunda-feira (20), superando os 100 mm. O alto volume de chuva aumenta riscos de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos em áreas suscetíveis.

Além disso, a onda de calor que começou no Brasil 8 de novembro, resultando em altas nas temperaturas no Rio, que alcançaram 40,4°C neste domingo (12), continuam. No próximo sábado, quando as máximas podem chegar aos 42°C na capital, enquanto uma frente fria se aproxima.

Saiba como o calor extremo pode levar à falta de luz em regiões do Brasil nesta matéria do Giz Brasil.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas