_Ciência

Apagão à vista? Chance de temporal com vento forte é grande no fim de semana

O temporal pode vir acompanhado de rajadas de ventos e chuvas de granizo nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Acompanhe o clima!

temporal

Este final de semana será de temporal nas regiões do Sudeste e Centro-Oeste, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). As chuvas fortes podem vir acompanhadas de ventos e de granizo.

Onde? Em São Paulo, no Triângulo Mineiro e na faixa oeste e sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso terão chuvas já a partir desta sexta-feira (17), devido ao aumento da umidade e do padrão de ventos de alto nível.

No sábado (18), uma provável frente fria se aproxima pelo litoral do Sudeste, com rajadas de ventos entre 80 km/h e 100 km/h e granizo no sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Já no domingo (19), os temporais devem atingir a área central do país. O volume de chuva em 24h pode chegar a cerca de 80 milímetros e passar 100 mm algumas áreas.

Queda de energia em São Paulo

Em São Paulo, a Defesa Civil alerta para tempestades e rajadas de vento intensas em todo o estado no fim de semana, quase duas semanas após o apagão que deixou milhões de moradores da capital paulista sem luz. Além disso, a Marinha também emitiu alertas de ventos fortes na faixa litorânea entre Itajaí (SC) e Angra dos Reis (RJ) no sábado (18).

Nesta quarta-feira (15), a chuva forte voltou a afetar diversas regiões do estado, que ficaram novamente sem energia. De acordo com a Defesa Civil, as rajadas de vento ultrapassaram os 70 km/h na região metropolitana, assim como em Sorocaba, Campinas, Piracicaba e Ribeirão Preto. No interior do estado, segundo a CPFL, 235 mil clientes tiveram o fornecimento de energia interrompido.

Granizo e calor no Rio de Janeiro

Na última terça-feira (14), um temporal atingiu áreas da Zona Oeste e Norte do Rio, com direito a granizo. O mesmo pode ocorrer de sábado a segunda-feira (20), superando os 100 mm. O alto volume de chuva aumenta riscos de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos em áreas suscetíveis.

Além disso, a onda de calor que começou no Brasil 8 de novembro, resultando em altas nas temperaturas no Rio, que alcançaram 40,4°C neste domingo (12), continuam. No próximo sábado, quando as máximas podem chegar aos 42°C na capital, enquanto uma frente fria se aproxima.

Saiba como o calor extremo pode levar à falta de luz em regiões do Brasil nesta matéria do Giz Brasil.

Sair da versão mobile