Depois de uma imagem que supostamente mostra protetores de tela para a terceira geração dos celulares Pixel, do Google, ter surgido na rede social chinesa Weibo no começo desta semana, fãs de smartphone imediatamente começaram a imaginar como o formato do protetor de tela poderia refletir no design final do telefone. E, é claro, alguns desses fãs pegaram as evidências disponíveis e criaram uns modelos impressionantes que nos dão uma ideia de até onde o Google pode levar seus celulares no último trimestre deste ano.

• Básico e com bateria de respeito, Moto E5 Plus chega ao Brasil por R$ 949
• O iPhone “barato” de nova geração pode abandonar um recurso que você provavelmente nunca usou

Presumindo que aquela imagem vazada seja legítima, o protetor de tela já respondeu a pergunta mais importante sobre o Pixel 3: com ou sem notch? Bom, parece que mesmo o Google estava em cima do muro nessa questão, porque, com base no formato daquele protetor de tela vazado, o Pixel 3 será livre de recortes, enquanto o Pixel 3 XL terá um notch no topo.

Isso pode ser um pouco preocupante, porque, entre o Pixel 2 e o Pixel 2 XL, parecia que o Google havia dedicado muito mais tempo e esforço para fazer do modelo maior o melhor dispositivo. Comparado com a versão XL, o Pixel 2 padrão tinha significativamente menos tempo de bateria e uma tela LCD de menor resolução em comparação com o painel QHD OLED visto no Pixel 2 XL. A esperança é de que o Pixel 3 não seja pior do que seu irmão maior, além do tamanho da tela, que será quase o mesmo.

Dito isso, a coisa mais impressionante sobre o visual imaginado do Pixel 3 XL, para mim, é o “rosto bobo de olhos arregalados” que resulta da junção das duas câmeras frontais e da saída de áudio de chamada do telefone. Basicamente, tem um “o_o” na parte de cima do aparelho que fica te encarando e que, uma vez que você vê, não dá mais para “desver”.

No entanto, se você der uma olhada na renderização acima, feita pelo pessoal do PhoneArena, que apresenta um conceito do Pixel 3 e do Pixel 3 XL, você pode ver que o Pixel 3 padrão traz um design mais tradicional, com molduras de tamanho decente acima e abaixo da tela, com uma configuração de câmera frontal ligeiramente alterada que evita invocar imagens de um rosto de emoji surpreso.

É importante ressaltar que o design do protetor de tela vazado também sugere que o Google não vai dispensar o alto-falante frontal do Pixel 2, que fica abaixo da tela e provavelmente funciona em conjunto com a saída de áudio de chamadas do telefone para produzir áudio estéreo.

Outra coisa a se notar são as câmeras frontais duplas, que são uma mudança marcante em relação à câmera de selfie única encontrada nos atuais Pixel 2 e Pixel 2 XL. Isso seria algo inédito para qualquer celular Pixel e poderia abrir o caminho para algum tipo de tecnologia de reconhecimento facial 3D feita pelo Google, semelhante ao Face ID, da Apple.

A adição de câmeras frontais duplas também significa que o Google pode adicionar também câmeras duplas à parte traseira do smartphone. Anteriormente, a companhia confiava na força de seu impressionante processamento de fotos HDR+ para acompanhar os concorrentes. Porém, depois de dois anos, parece que o Google finalmente está alcançando o bando ao se juntar à onda das câmeras duplas.

Depois de olhar para essas renderizações por um tempo, tenho que admitir que já estou começando a gostar do estilo do Pixel 3 XL, com sorriso bobo e tudo. Olhando em retrospecto, o primeiro Pixel era bem feio, e, embora o Pixel 2 oferecesse uma estética mais refinada, ele não tinha o mesmo tipo de charme ou personalidade que você ganha em outros aparelhos emblemáticos como o P20 Pro ou o Galaxy S8/S9. Mas esse Pixel 3 XL ali em cima? Esse troço tem personalidade.

Infelizmente, embora essas renderizações nos tenham dado uma ideia melhor de como um Pixel 3 poderia se parecer, ainda existem mais questões sem resposta sobre as quais estamos doidos para saber. O Google vai manter as telas OLED no Pixel 3? Caso mantenha, o display será feito por LG, Samsung ou outra empresa? E o carregamento sem fio ou a possibilidade de o Pixel 3 ganhar uma entrada de fone de ouvido?

Por enquanto, não sabemos, e até que descubramos, provavelmente ainda neste ano, parte da diversão será imaginar o que vem por aí, enquanto esperamos o Google liberar informações concretas.

Imagem do topo: Simon Gabriel (Imgur)