
Aplicativo Vanced, que corta os anúncios do YouTube, é tirado do ar

O famoso aplicativo Youtube Vanced, que permite assistir vídeos do Youtube sem anúncios e ouvir músicas em segundo plano, está chegando ao fim. Motivo: uma ação legal por parte do Google, proprietário do app original.
O anunciou da descontinuidade do programa foi dado pelos próprios proprietários em um post no Twitter neste domingo (13).
Vanced has been discontinued. In the coming days, the download links on the website will be taken down. We know this is not something you wanted to hear but it's something we need to do. Thank you all for supporting us over the years.
— Vanced Official (@YTVanced) March 13, 2022
Segundo os desenvolvedores do Vanced, o fim do aplicativo ocorreu devido a “problemas legais”. “Fomos solicitados a remover todas as referências ao YouTube, alterar o logotipo e remover todos os links relacionados a produtos do YouTube”, disse um dos administradores do Vanced ao site The Verge.
Um dos pontos mais importantes e fundamentais para o funcionamento dos serviços web é a publicidade. O YouTube, por exemplo, é uma plataforma importante de receita para a Google.
Entretanto, há sempre quem queira contornar os anúncios sem precisar pagar nada por isso, dessa forma nasceu o Vanced, um serviço alternativo ao app de vídeo do Google.
A medida tomada pela empresa visa parar o concorrente que permite que seus usuários saiam da sua plataforma e acessem o Vanced para burlar a exibição de anúncios.
Importante lembrar que o Vanced não é a primeira vítima do Google. Em 2021, a empresa também derrubou diversos bots do Discord.
Leia também: YouTube cada vez mais parecido com o TikTok: veja a última semelhança.