Médicos abrem mão de remédios e já receitam apps para pacientes
Em vez de receitar remédios, médicos estão indicados aplicativos de caminhada a pacientes, a fim de evitar sedentarismo e melhorar o bem-estar geral de população. Porém, os profissionais da saúde encontram o desafio de manter pessoas motivadas a realizar atividades físicas.
Na Lituânia, a startup Walk15 criou uma plataforma para resolver o problema. A empresa fornece uma plataforma e um aplicativo que empresas e pessoas podem usar para criar e participar de desafios físicos em etapas.
Ao completar cada etapa, os usuários recebem recompensas, como descontos exclusivos em lojas, e ainda podem analisar os dados das atividades físicas.
Em atividade desde 2009, a empresa começou a desenvolver recentemente um recurso chamado “Personal Prescription Steps” (algo como Prescrição Pessoal de Passos, em tradução literal). Ao combinar a tecnologia do aplicativo com serviços de saúde pública, a companhia espera melhor a saúde da população do país.
Na capital Vilnius, a Walk15 se uniu à clínica Šeškinės para lançar um piloto do projeto. Por meio da ferramenta, os médicos incentivam os pacientes a caminhar, enquanto monitoram o desempenho de cada pessoa.
No programa, os pacientes ainda recebem recomendações personalizadas de um médico, com a quantidade de passos e o melhor tipo de caminhada. Ao The Next Web, o CEO da Walk15, Vlada Musvydaitė-Vilciauske, disse o aplicativo vai funcionar como uma “farmácia para caminhadas”.
Como a plataforma da Walk15 funciona
Pelo aplicativo, os médicos das clínicas licenciadas fornecem aos pacientes uma prescrição de passos, com uma meta de atividade específica durante um determinado período. A receita vai depender das condições de saúde e necessidades do indivíduo.
Depois, a receita aparece em forma de desafio pelo aplicativo da Walk15. Os pacientes podem acessar o documento por meio de um link ou código QR.
Vale destacar que a ferramenta permite aos médicos monitorarem as atividades dos pacientes. Quando a receita expira, os usuários recebem um relatório automatizado que mostra o progresso em relação à meta estabelecida.
No fim, os médicos podem avaliar os resultados, ao mesmo tempo em que verificam a saúde geral dos pacientes para determinar se a receita precisa ser renovada ou alterada.
Os pacientes também recebem notificações direto no celular com conteúdos preparados pelos médicos licenciados pela plataforma. Também é possível acessar vídeos e artigos produzidos por pesquisadores e cientistas da Universidade de Esportes da Lituânia.
Por funcionar junto ao aplicativo tradicional da Walk15, os pacientes podem acumular pontos de caminhada por seguir a receita. A pontuação pode ser trocada na plataforma por benefícios como testes de índice de massa corporal.
Caminhar é uma das melhores formas de prevenção de doenças
Diversos estudos mostram que atividades físicas podem ser tão benéficas quanto tratamentos farmacológicos. Caminhar, em particular, pode reduzir o risco de múltiplas doenças crônicas, incluindo asma, diabete tipo 2 e acidentes vasculares cerebrais (AVC).
As caminhadas também melhoram a saúde mental e regulam níveis de estresse e ansiedade. Além disso, estudos ainda descobriram que andar pode melhorar a saúde cardiovascular e diminuir o risco de demência ou mesmo de alguns tipos de câncer de forma mais eficaz do que qualquer comprimido.
Por meio da prevenção, é possível não só ter uma vida mais longa e saudável, como também ajudar a aliviar a sobrecarga que existe nos sistemas de saúde pública.