Após 2 anos, Virgin Galactic leva 8 pessoas ao espaço nesta quinta (25)

Empresa fez seu último voo suborbital em julho de 2021 e dará início a voos turísticos - se a missão desta semana correr como planejado
VSS Unity da Virgin Galactic durante voo teste
Imagem: Virgin Galactic/Divulgação

A Virgin Galactic, empresa de voos espaciais do bilionário inglês Richard Branson, vai fazer mais um voo suborbital nesta quinta (25). Esta será a quinta missão espacial da empresa e deve abrir caminho para o primeiro voo comercial, no final de junho.

A próxima missão, batizada Unity 25 está programada para as 11 h desta quinta-feira, no horário de Brasília, e partirá do Spaceport America, uma base espacial em Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos. O evento não será transmitido ao vivo.

Trata-se de um voo suborbital: ele acontece em velocidade relativamente baixa, insuficiente para que a tripulação entre em uma órbita estável em torno da Terra. (As coisas que entram em órbita estão caindo continuamente ao redor do planeta, porque sua trajetória é semelhante à curvatura da Terra.)

O resultado é que a espaçonave volta rapidinho para a Terra, graças à atração gravitacional. A última vez que a Virgin Galactic fez uma viagem destas, com o próprio Branson na tripulação, foi em julho de 2021. O voo durou 20 minutos e alcançou os 85 km de altitude – cerca de 75 km acima dos aviões comerciais comuns. (Entenda nesta matéria onde fica a “fronteira” do espaço.)

A tripulação do Unity 25 será composta por oito indivíduos divididos entre a espaçonave-avião chamada VSS Unity e a plataforma de lançamento VMS Eve (o avião duplo que você vê na imagem abaixo). Assim como na viagem de 2021, a nave espacial será lançada horizontalmente a partir do avião quando este estiver a aproximadamente 15 km de altura.

As oito pessoas que farão parte da viagem são funcionárias da Virgin Galactic. Na VSS Unity, voarão Beth Moses e Luke Mays, astronautas instrutores; Christopher Huie e Jamila Gilbert, especialistas em missões espaciais; Mike Masucci, piloto veterano da Virgin Galactic e comandante da espaçonave; e C. J. Sturckow, ex-astronauta da Nasa e piloto da espaçonave.

No VMS Eve, o comandante será Jameel Janjua, e o piloto será Nicola Pecile, que voam desde 1995 e 1991, respectivamente. Toda a tripulação aparece no vídeo promocional lançado pela Virgin Galactic em 17 de maio que você pode conferir neste link.

A experiência da tripulação servirá para aprimorar o voo suborbital, como aconteceu nas últimas missões. Se o Unity 25 correr como planejado, a empresa começará seus voos comerciais para aventureiros endinheirados – as passagens saem por U$ 450 mil.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas