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Após final polêmica, Fórmula 1 anuncia o “VAR das corridas”

FIA decidiu afastar diretor de corrida e adotar um sistema de controles para evitar atitudes controversas na F-1 como a de Abu Dhabi em 2021

Após final polêmica, Fórmula 1 anuncia o “VAR das corridas”

Imagem: Unsplash/Reprodução

A Fórmula 1 anunciou que está implementando pela primeira vez uma “Sala de Controle Virtual de Corrida”, um sistema semelhante ao futebolístico “Árbitro Assistente de Vídeo” (o famoso VAR, na sigla em inglês).

A novidade faz parte de uma série de mudanças que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) pretende adotar na temporada de 2022, após o fim controverso do Grande Prêmio de Abu Dhabi, em dezembro do ano passado.

O “VAR automobilístico” ficará fora do circuito de corrida e terá um link em tempo real com o diretor da prova. O objetivo é garantir o cumprimento do regulamento da corrida a partir do uso de “ferramentas tecnológicas mais modernas”.

A polêmica de Abu Dhabi

O título da Fórmula 1 no GP de Abu Dhabi, em 2021, foi para Max Verstappen.

Na ocasião, Lewis Hamilton estava liderando a corrida, mas a situação acabou mudando após o acidente de Nicholas Latifi, com cinco voltas para o final da prova.

Antes da relargada, no último giro da corrida, o diretor de corrida, Michael Masi, tomou a controversa decisão de remover apenas os pilotos retardatários que estavam entre os candidatos ao título (em vez de alguns ou todos, conforme prevê as regras). Isso forneceu uma oportunidade para que Verstappen –com pneus novos– ultrapassasse Hamilton e vencesse a corrida.

Apesar dos protestos da Mercede, equipe de Hamilton, Masi os rejeitou.

Outras mudanças na F1

Na última semana, as equipes de corrida se reuniram com o presidente da FIA para debater a polêmica, o que resultou nas atuais mudanças.

Além da implantação da sala de controle, a FIA também anunciou a remoção de Masi do cargo de diretor de provas da Fórmula 1. Ele será substituído por Niels Wittich e pelo português Eduardo Freitas, que deverão se revezar na função.

Outra novidade é que o diretor de corrida também será cortado das comunicações diretas de rádio durante as provas. Ele ainda poderá fazer perguntas, mas existirá um procedimento rigoroso para tal.

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