Tecnologia

Após polêmica, TikTok remove filtro que deixa pessoas “gordinhas”

O "chubby filter" (ou "filtro gordinho") usa IA para alterar os corpos dos usuários, fazendo-os parecer ter mais peso
Imagem: Reprodução/TikTok

O TikTok removeu o polêmico filtro que fazia as pessoas parecerem aumentar de peso após uma série de críticas  dos usuários. O chubby filter (ou “filtro gordinho”), usa IA (inteligência artificial) para alterar a aparência de corpos e rostos.

A ferramenta repercutiu, com internautas compartilhando seus “antes e depois” nas redes sociais. No entanto, alguns criticaram a ideia por promover o body shaming — uma forma de ridicularizar pessoas pelos seus corpos.

Jessica Sherwood, da BBC, também disse que o filtro apareceu em sua página “Para Você” do TikTok, mesmo que ela não consumisse conteúdos de peso e saúde. “Depois que assisti ao vídeo e li os comentários, o TikTok começou a sugerir vídeos semelhantes de outras pessoas usando o filtro, e até outro onde a IA pode deixar você mais magro”, completou.

Segundo o TikTok, o filtro pertence à CapCut, aplicativo de edição de vídeos que também pertence à ByteDance. A rede social afirmou que bloqueou os vídeos com o efeito nas contas de adolescentes e os tornou inelegíveis para recomendação. Além disso, acrescentou que conteúdos que violassem as diretrizes de bullying ou assédio seriam removidos.

Em entrevista à BBC, a Dra. Emma Beckett, cientista de alimentos e nutrição, disse que considera a tendência um retrocesso em termos de estigma de peso.

“O medo de ganhar peso contribui para transtornos alimentares e insatisfação corporal, alimentando uma cultura alimentar tóxica, fazendo com que as pessoas fiquem obcecadas por comida e exercícios de maneiras pouco saudáveis, expondo-as a produtos fraudulentos e dietas da moda”, disse.

Embora os filtros sejam comuns no TikTok — que tem seu próprio recurso de criação de avatares — e em outras redes sociais, a plataforma chinesa já anunciou, no ano passado, a restrição de filtros de beleza para usuários menores de idade. A intenção é limitar ferramentas que disseminem representações de padrões de beleza inalcançáveis, que podem ser prejudiciais para a saúde psicológica dos jovens.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas