Instagram encerrará ferramenta de criação de filtros, mas terá novidades
No fim de agosto, a Meta anunciou que o Spark Studio, plataforma que permite a criação de filtros personalizados por terceiros, estava com os dias contados. Isso significa que a empresa encerrará a ferramenta para voltar suas equipes e recursos financeiros para outros projetos internos de maior prioridade.
Black Friday
PlayStation®5 Slim Edição Digital com 2 JogosO Instagram deixará de disponibilizar canais para a criação de filtros em 14 de janeiro, mas isso não significa que eles vão acabar. A gigante da tecnologia ainda seguirá disponibilizando uma série de opções desenvolvidas internamente para os usuários.
O Meta Spark é um recurso aberto ao público que possibilita a criação de filtros customizados. A plataforma também conta com um programa de monetização que compensa os criadores pelo desenvolvimento dos filtros originais. Assim, valoriza o trabalho de quem contribui para o sucesso do Instagram.
Os conteúdos já publicados não serão removidos do Instagram, mas a rede social deve restringir um pouco a quantidade de filtros que podem ser salvos como favoritos. Na prática, a medida adotada pela big tech deve diminuir bastante a disponibilidade de filtros de embelezamento ou de remoção de “imperfeições” na pele.
Instagram prepara nova ferramenta de IA para criadores de conteúdo
Uma das grandes prioridades da empresa neste momento é a pesquisa e desenvolvimento de soluções próprias de inteligência artificial. Além de chatbots, a companhia está invetindo pesado também em modelos de geração de imagem e geração de vídeos.
Agora, Adam Mosseri, CEO do Instagram, revelou que a plataforma disponibilizará em breve novas ferramentas para criação de vídeos alimentados por IA generativa. De acordo com o chefe da rede social, com apenas alguns prompts será possível alterar um vídeo original por completo.
As edições serão possíveis graças ao Movie Gen, plataforma de geração de vídeos anunciada em outubro deste ano. Segundo as informações divulgadas, as primeiras funcionalidades de IA orientadas para vídeo serão liberadas para o público a partir do ano que vem, mas até o momento não há nenhuma data específica.