Após streaming de música, TikTok lança shopping online

O TikTok Shop será lançado nos EUA ainda em agosto; empresa quer faturar US$ 20 bilhões no mundo todo em 2023
TikTok é o app mais baixado do mundo pelo 3º ano consecutivo; veja a lista
Imagem: Solen Feyissa/Flickr/Reprodução

Após estrear seu streaming de música, o TikTok agora está focando seus investimentos  no comércio eletrônico. As vendas já estão a todo vapor no sudeste asiático, com faturamento de cerca de US$ 4,4 bilhões no ano passado. E agora a plataforma quer expandir os negócios para os Estados Unidos.

Conforme noticiou o The Wall Street Journal, o TikTok Shop será lançado nos EUA ainda em agosto. Isso acontece em meio às tensões entre a empresa e as autoridades norte-americanas. A rede social será proibida no estado de Montana a partir de 2024, devido a receios de compartilhamento de dados com o governo chinês.

Imagem: TikTok/Reprodução

Mesmo assim, a ByteDance, dona da plataforma, está determinada em desbravar novos mercados. A companhia espera faturar globalmente US$ 20 bilhões (cerca de 98 bilhões de reais) este ano com o Shop.

Recentemente, também foi lançado o TikTok Music, streaming musical da empresa, que chegou ao Brasil em julho. Quanto ao Shop, ainda não há previsão de lançamento no nosso país.

Apesar de o TikTok já ter mais de 150 milhões de usuários nos EUA, e de influenciar muito as vendas no mundo todo, saber se o Shop vai vingar ou não no país ainda é uma incógnita. Nos EUA, a plataforma vai competir com outras fortes rivais das vendas online, como a Shein e a Amazon.

Como vai funcionar

O TikTok Shop é como um shopping online, e seguirá um modelo parecido com o programa “vendido e entregue pela Amazon”. Ou seja, o TikTok será responsável por administrar o estoque de produtos, bem como marketing, transações financeiras, logística e serviços pós-vendas das operações nos EUA.

Os produtos vendidos serão provenientes de fabricantes chineses. Peças de vestuário, utensílios de cozinha, itens de decoração e aparelhos eletrônicos estão entre os materiais que serão oferecidos. Os usuários poderão avaliar os produtos disponibilizados tanto pela plataforma quanto por seus parceiros, em um ambiente digital interativo.

Vendas bombando na Ásia

Nos locais onde já está operando, o TikTok Shop virou não só uma febre entre os usuários, como também uma importante fonte de renda para empreendedores. A plataforma ganhou muito destaque em países como Indonésia, Vietnã, Filipinas, Malásia e Cingapura, segundo informações do veículo norte-americano.

Na Indonésia, onde o TikTok Shop chegou primeiro, os vendedores relatam que a plataforma é responsável por até 90% dos seus lucros. A receita de sucesso do TikTok, que combina entretenimento e comércio, pode apontar para uma nova janela de possibilidades no campo digital. O resultado do projeto nos EUA será um indicativo importante.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas