Cultura

Após último show presencial, banda Kiss substitui membros por avatares

Tecnologia usada pela banda é parecida com a utilizada pelo Abba para shows virtuais
Imagem: Instagram/Reprodução

É o fim da banda Kiss? Pode ser que sim ou pode ser que não. Em seu último show ao vivo em Nova York, nos Estados Unidos, no último sábado (02), a banda mostrou uma (possível) despedida definitiva do conjunto, mas também seu futuro.

Isso porque, no fim da apresentação no Madison Square Garden pela turnê “End of the Road”, avatares virtuais substituíram os integrantes Paul Stanley, Gene Simmons, Eric Singer e Tommy Thayer. As figuras de cerca de 2,5 metros cuspiam fogo e tinham laser nos olhos, segundo a descrição da BBC. Elas ainda cantaram “God Gave Rock ‘n’ Roll to You”.

 

@rocknkissecuador

se viene nueva era de #kiss que opinas de esto? #thekissexperience #kisslastconcert #newyork #kissecuador #rocknkiss #rocknkissecuador #theendoftheroad

♬ sonido original – Rocknkissecuador

 

A criação foi feita pela Industrial Light & Magic — empresa do cineasta George Lucas — em parceria com o Pophouse Entertainment Group. Esta última é a empresa sueca de tecnologia responsável pelos avatares do show “Voyage”, do Abba, em Londres, Inglaterra.

O Kiss vai continuar virtualmente?

De acordo com a Variety, o Kiss será a primeira banda dos Estados Unidos a virar totalmente virtual e se apresentar com avatares. Contudo, a tecnologia ainda precisa de ajustes. Antes da surpresa, o vocalista Paul Stanley disse que “o fim desta estrada é o início de outra”.

Vale lembrar que, antes dos roqueiros do Kiss, o K-Pop já se aventurou na criação de grupos inteiramente virtuais, como o Eternity e o MAVE. Além disso, grupos como o Foo Fighters e os Beatles também já se aventuraram com a tecnologia na música, seja com o metaverso ou com a inteligência artificial.

Pelo Instagram do Kiss, um vídeo mostrou os bastidores da criação dos avatares, dizendo que o grupo “foi imortalizado” e “merece continuar vivendo”. Veja:

O Kiss se apresentou no Brasil em abril deste ano com a turnê de despedida com passagens pelas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Florianópolis, Manaus e São Paulo.

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel é jornalista pela ECA - USP. Passou pela Rádio USP, Jornal da USP, UOL e DOC Films. Não dispensa café e podcast. É fã de "Moleque Atrevido" do Jorge Aragão.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas