Após alguns meses de promessas, Apple e Google enfim confirmaram o lançamento do aplicativo Apple TV em todos os dispositivos recentes com Android TV. A plataforma já estava disponível no Chromecast com Google TV desde o fim do ano passado, e agora chega a aparelhos equipados com a versão anterior do sistema operacional do Google para televisores.

O Apple TV é compatível com qualquer dispositivo que rode o Android TV na versão 8.0 (Oreo) ou superior. Talvez nem todo mundo veja a ferramenta de imediato em seus respectivos aparelhos, uma vez que uma atualização está sendo liberada gradualmente em todo o mundo.

O app pode ser baixado pela Play Store, permitindo que os usuários comprem ou aluguem conteúdos diretamente pelo serviço da Apple. A plataforma ainda inclui o Apple TV+, que custa R$ 9,90 por mês no Brasil e reúne produções originais e exclusivas da companhia, entre elas “Lisey’s Story”, “Home Before Dark”, “Physical” e “Central Park”. É possível experimentar o serviço gratuitamente por sete dias.

Entre os dispositivos que agora oferecem suporte ao app Apple TV estão TVs da TCL, set-top-boxes de algumas fabricantes, Smart TVs da Sony e aparelhos da Xiaomi, Philips, Elsys e Nvidia (apenas nos EUA). Neste site, o Google lista todos os produtos compatíveis com a plataforma.

Assine a newsletter do Gizmodo

Um detalhe importante: o Google diz que, para que o aplicativo do Apple TV funcione, dispositivos com Android TV rodando a versão 8.0 ou superior não podem ser controlados por alguma operadora de televisão. Ou seja, ele não pode estar atrelado à caixa de streaming ou de canais de alguma operadora de TV a cabo.

[9to5Google]