O Android já teve alguns problemas de segurança, com apps roubando informações do seu celular se você saber, então não é surpresa que o Privacy Blocker exista. O que ele faz? Basicamente, o app fornece dados pessoais errados para apps maliciosos, caso eles queiram obter esses dados e enviá-los para onde não deviam.

Por exemplo, seu número de celular vira um número qualquer, tipo 5558675309. O app funciona identificando quais apps estão pegando os dados do seu celular e enviando informações. Então ele “resolve” o problema substituindo os dados com números e códigos falsos como o número acima. Você também pode configurar esses dados falsos do jeito que quiser, tipo usar HOWNOWBROWNCOW ou qualquer outra maluquice assim.

Brook Jordan explica mais sobre o app no Boing Boing:

O que ele faz é bastante impressionante, tenho que confessar. O app usa bastante o processador quando está “consertando” um app porque ele precisa descompilar, interpretar o código-fonte e então recompilar o app no celular. Ele usa muito o processador principalmente em apps grandes, como jogos. O autor é um desenvolvedor de ROMs customizadas e sempre presente no droidforums.net. Eu não participo do droidforums.net nem o conheço. No entanto, eu cheguei a este tópico [no fórum] quando estava tentando validar o autor e o app.

Então o Privacy Blocker fica de olho nos outros apps. Mas quem ficará de olho no Privacy Blocker? Boa pergunta…

O app funciona em Android 2.0 ou superior (não é necessário fazer root) e custa R$3,30 por tempo limitado. O app Lookout, sobre o qual falamos antes, também ajuda a manter seu Android seguro, e é gratuito. [Privacy Blocker via Boing Boing]