O aplicativo financeiro Robinhood sofreu duras críticas na última quinta-feira (28) por interromper temporariamente a negociação de ações da GameStop e outras ações favorecidas pelo subfórum Wall Street Bets do Reddit. Mas enquanto os críticos acusam o app corretor de ações de frustrar investidores amadores para proteger as principais empresas de Wall Street de perdas crescentes, agora a companhia responsável pela ferramenta deu suas justificativas para ter suspendido as negociações.

Segundo o Robinhood, o motivo foi o alto risco do valor das ações da GameStop, que desde a repercussão do caso está extremamente volátil. A empresa explica que tudo tem a ver com depósitos de segurança feitos por investidores.

Quando você compra ou vende ações, a bolsa de valores passa por uma câmara de compensação intermediária que visa minimizar os riscos do investimento. As câmaras, que são registradas e aprovadas pela Comissão de Valores Mobiliários, registram a negociação, bem como coletam e negociam os pagamentos, desde que comprador e vendedor concordem com o preço. A Comissão também impõe exigências de depósito – uma forma de gerenciamento de risco para se proteger no processo. Isso significa que os corretores devem depositar um determinado valor para garantir que suas negociações sejam realizadas.

O que acontece é que, aparentemente, a câmara de compensação do Robinhood aumentou esses requisitos de depósito na semana passada, provavelmente pela volatilidade dos preços das ações em disparada da GameStop, AMC, BlackBerry e outras empresas que os usuários do Reddit focaram seus investimentos.

“Para colocar em perspectiva, apenas nesta semana, nossos requisitos de depósito mandatados pela câmara de compensação relacionados a ações aumentaram dez vezes. E foi isso que nos levou a colocar restrições temporárias de compra em um pequeno número de títulos para os quais as câmaras de compensação aumentaram seus requisitos de depósito”, escreveu a companhia em uma postagem no blog oficial na sexta-feira passada (29).

A corretora também enfatizou que não encerrou as negociações para prejudicar os investidores de varejo. Desde a decisão da suspensão, rola uma especulação de que o Robinhood desviou a negociação de certas ações em nome de gestores de fundos de cobertura e até do governo dos EUA para preservar seus interesses financeiros.

“Não foi porque quiséssemos impedir as pessoas de comprar essas ações. Fizemos isso porque o valor necessário que tínhamos que depositar na câmara de compensação era tão grande – com títulos voláteis individuais respondendo por centenas de milhões de dólares em exigências de depósito – que tivemos que tomar medidas para limitar a compra desses títulos voláteis para garantir que poderia atender confortavelmente aos nossos requisitos”, completou a empresa.

Se for verdade, não está claro por que o Robinhood não forneceu essa explicação de imediato. Em vez disso, deu tempo para que surgissem inúmeras teorias da conspiração sobre corrupção e tramas nefastas para reprimir investidores amadores que apostaram nas ações da GameStop.

Além disso, vale citar uma informação curiosa: o Google removeu pelo menos 100.000 críticas negativas sobre o Robinhood da Play Store depois que usuários enviaram milhares de comentários criticando o app, diminuindo a classificação da ferramenta. As restrições do Robinhood também levaram a duas ações judiciais coletivas – uma por possível quebra de contrato de cliente e outra por supostas violações da lei antitruste. E ambas são movidas por um mesmo advogado.

Lembrando também que até o Congresso dos Estados Unidos se envolveu no caso das ações da GameStop (ou “GameStonks”, se for levar em consideração os memes) e está planejando uma investigação. A Comissão de Valores Mobiliários também está monitorando a situação.