Na semana passada, o Google fez certo barulho ao apresentar o Stadia, um sistema de streaming de games que rodam na nuvem. Nesta segunda-feira (25), a Apple mostrou sua opção de plataforma de jogos chamada de Apple Arcade, que será um serviço de assinatura mensal com acesso a mais de 100 jogos.

Segundo a Apple, a plataforma contará com games que podem ser jogados tanto online como offline (diferente da plataforma do Google). O Apple Arcade contará com games exclusivos e que só estarão disponibilizados para assinantes.

Por ora, Annapurna Interactive, Bossa Studios, Cartoon Network, Finji, Giant Squid, Klei Entertainment, Konami, LEGO, Mistwalker Corporation, SEGA, Snowman, ustwo são alguns dos desenvolvedores que estão trabalhando com a Apple no desenvolvimento de títulos exclusivos. Além de fornecer suporte aos desenvolvedores, a Apple tem investido grana na elaboração desses games.

Beyond Steal é um dos jogos do Apple ArcadeBeyond Steal é um dos jogos do Apple Arcade. Crédito: Apple

Diferente do sistema do Google, que ainda não teve um modelo de negócio detalhado, o Apple Arcade será cobrado por mês, e os games estarão disponíveis entre os dispositivos da Apple — portanto iPhones, iPads, Macs e Apple TVs.

Os games que fizerem parte do Apple Arcade não contarão com propagandas e não terão compras adicionais.

A companhia não deu muitos detalhes sobre o lançamento, mas parece que teremos só mais informações no WWDC, evento de desenvolvedores da companhia, e no tradicional evento de setembro (em que a Apple costuma lançar o iPhone). Isso porque a disponibilidade da plataforma está prevista para o outono no hemisfério norte, portanto entre setembro e dezembro.

Diferente dos outros lançamentos, no entanto, o Apple Arcade deve chegar em algum momento no Brasil. Na apresentação, foi falado que será disponibilizado em mais de 100 países, então poderemos ter alguma notícia local sobre o assunto até o fim do ano.

Game “Sonic Team Racing”Game “Sonic Team Racing” vai ser lançado ainda neste ano no Apple Arcade. Crédito: Apple