A Apple acabou de lançar o iOS 13.1. Essas versões incrementais geralmente não são tão divertidas quanto as maiores, mas, mesmo assim, você deveria atualizar o seu telefone o quanto antes.

A companhia argumentava que o iOS 13 seria muito divertido. Ele tem o modo escuro, melhorias em mapas e novas proteções de privacidade. Mas o que a Apple não disse sobre o iOS 13 é que o sistema conta com uma série de bugs. Alguns apps podem travar o telefone em alguns casos, também. Ironicamente, essas atualizações de privacidade na verdade protegiam menos os usuários.

Se você ainda não atualizou para o iOS 13, não o faça; fiquei com meu telefone travado com uma tela branca que aciona e ‘dorme’, mas não tem nenhuma resposta ou apresenta qualquer sinal ao pressionar o reset.

Voltando ao iOS 13.1, a Apple acelerou esta atualização, que estava originalmente agendada para 30 de setembro, após a má repercussão causada por bugs e problemas de privacidade. A nova versão do iOS habilita os poderes do novo chip U1, que adiciona compatibilidade com o protocolo de comunicação ultra-wideband para o iPhone 11 e para o iPhone 11 Pro. Em resumo, esta tecnologia que lembra o Bluetooth ajudará novos iPhones a localizar outros iPhones.

Também foi liberado hoje o iPadOS, o sistema móvel da Apple feito para sua linha de tablets. Ele deve disponibilizar algumas melhorias para usuários que utilizam seus iPads como seu dispositivo principal.

Tela inicial do de um iPad rodando o sistema iPad OS

Mas, de verdade, o que importa é a versão 13.1, que corrige alguns bugs. A Apple costumava manter seu software em beta até que todas as falhas e problemas fossem resolvidos, mas isso não rola mais. Pelo menos dessa vez, a empresa adiantou a correção.