A Apple tem US$ 200 bilhões em caixa, e parece estar se enveredando em alguns projetos curiosos: software para carros autônomos, serviços de operadora de celular, e agora criadora de séries e filmes.

Fontes dizem à Variety que a Apple iniciou um diálogo nas últimas semanas com executivos de Hollywood, para ver se eles estão interessados em comandar um projeto para criar conteúdo de entretenimento.

A Apple teria até mesmo feito uma oferta “sem precedentes” pelos apresentadores de Top Gear, que deixaram o programa da BBC este ano; eles acabaram sendo contratados pela Amazon.

Uma das fontes afirma que “o objetivo é criar divisões de desenvolvimento e produção que iriam criar conteúdo para streaming, em uma tentativa de competir com a Netflix”.

E, segundo a CNN Money, “um executivo disse que a Apple está avaliando se deve começar a financiar programas de TV e filmes originais”.

A Apple vende filmes e séries através do iTunes, mas não oferece streaming de vídeo. Este poderia ser um primeiro passo nessa direção: a própria Netflix vem ressaltando como o conteúdo exclusivo deles é importante para manter assinantes no serviço.

A gigante de Cupertino já vem criando conteúdo original, mas para o Apple Music: eles produziram clipes para cantores como Pharrell, Drake e Eminem (abaixo). Claro, isso é bem mais barato que fazer uma série ou filme.

Diversas empresas estão na corrida para criar séries e filmes. Além da Netflix, temos o Yahoo, a Amazon – cuja série Transparent ganhou o Globo de Ouro de melhor comédia – e o Hulu, com vinte séries originais.

A Microsoft tentou fazer o mesmo e criar conteúdo original para o Xbox – incluindo uma série sobre Halo – mas a empresa passou por uma reestruturação, e o Xbox Entertainment Studios foi fechado. (A série de Halo ainda será produzida, no entanto.)

A Apple deve anunciar uma nova Apple TV na semana que vem. Rumores dizem que ela prepara um serviço com conteúdo de TV paga, mas que foi adiado para 2016. O conteúdo original, se vier, deve demorar bem mais.

[Variety via CNN Money]

Foto por Harrison Weber/Flickr