A Apple confirmou indiretamente a existência do esperado Tablet depois que o blog Valleywag começou uma caça ao tesouro por provas, oferecendo até 100 mil dólares por fotos, vídeos ou pela chance de usar o tablet. Isto é o que os advogados da Apple mandaram:

Enquanto a Apple valoriza e aprecia comentário público vibrante sobre seus produtos, acreditamos que você e sua empresa passaram dos limites ao oferecer uma recompensa pelo roubo dos segredos de comércio da Apple. Tal oferta é ilegal e a Apple insiste que você suspenda imediatamente a Caça ao Tesouro.

(…)

A informação pela qual você está disposto a pagar, como fotos ou um produto ainda para ser lançado, constitui segredo de comércio da Apple.

(…)

A Apple tem mantido o tipo de informação e coisa que você está solicitando — "como ele funciona, seu tamanho, o nome, o software", assim como qualquer possível detalhe sobre a aparência, funções e amostras físicas do produto — em confidencialidade estrita.

Estas foram as palavras de Michael Spillner, do escritório de advocacia Orrick, Herrington & Sutcliffe, representando o cliente deles, a Apple Inc. A carta chegou hoje na sede da Gawker em Nova York. A última frase foi bem ameaçadora:

Se você se recusar a concordar com estes passos até as 18h PST da quinta-feira, 14 de janeiro de 2010, a Apple se reserva ao direito de buscar toda e qualquer solução contra você, sua empresa e qualquer um que faça uma apresentação ilegal a vocês em resposta à oferta.

Ah enfim, a gente tem que fazer o que a gente tem que fazer: a oferta continua.

Só não vá fazer alguma coisa ilegal para conseguir as provas e use um e-mail anônimo quando nos enviar suas fotos ou vídeo para o Gabriel do Gawker. [Gawker]