Uma patente originalmente pedida pela Apple em 2008 acabou de ser garantia pelo Escritório de Patentes dos EUA. De alguma forma a empresa conseguiu convencer as autoridades de que ela deveria deter uma patente que descreve um método de exibir mapas em um dispositivo com tela sensível a toques.

Não é o ataque gigantesco contra o Google Maps que você talvez esteja pensando, já que a patente foca mais na interface baseada em toques do Maps do iOS, da própria Apple, que antes funcionava com dados do Google, embora a ideia de a Apple ter conseguido patentear uma coisa tão básica quanto mostrar um mapa para uma pessoa em uma touchscreen seja espantoso.

Em 2008, porém, os mapas móveis não tinham a popularidade que têm hoje. Muitos smartphone sequer lidavam com mapas e aqueles que os ofereciam tinham interfaces personalizadas bem podres controladas por umas coisas chamadas “botões”. Além de cobrir o sistema de controle por toques da Apple, essa patente também menciona problemas técnicos mais complexos e alguns que tendemos a associar ao Google, como o conceito de fixar marcadores em locais.

Se a Apple conseguir de alguma forma forçar o Google a piorar as suas ferramentas de mapas de qualquer forma que seja como resultado direto dessa patente, será uma enorme vitória para a empresa. E, claro, uma grande perda para todos os usuários não-usuários da Apple do mundo inteiro. [USPTO via Apple Insider via Gizmodo UK]