Apple derrubou app que levou iMessage para celulares Android
O aplicativo Beeper Mini chamou a atenção nos últimos dias por levar o iMessage para o Android. Mas o sucesso não durou muito tempo: a Apple bloqueou o aplicativo neste fim de semana, impedindo o acesso ao mensageiro do iPhone, iPad e Mac. A confirmação veio de uma nota enviada ao The Verge neste sábado (9).
No comunicado, a empresa alertou que tomou “medidas para proteger nossos usuários bloqueando técnicas que exploram credenciais falsas” para acessar o iMessage em dispositivos fora do ecossistema da maçã.
“Essas técnicas representavam riscos significativos à segurança e à privacidade do usuário, incluindo o potencial de exposição de metadados e a possibilidade de mensagens indesejadas, spam e ataques de phishing”, disse a gerente de relações públicas sênior da Apple, Nadine Haija. A executiva também chegou a apontar que a empresa manterá as atualizações no futuro para “proteger” os seus usuários.
Beeper leva o iMessage ao Android com mais segurança
Na sequência de outras soluções, o Beeper Mini representa mais uma abordagem para levar o iMessage ao sistema operacional do Google. Dessa forma, os usuários do Android podem utilizar o mensageiro que, até o momento, é exclusivo para o ecossistema da Apple.
Mas, diferentemente do Nothing Chats, o aplicativo não é um desastre de segurança. Pelo contrário, o canal do YouTube Snazzy Labs mostra que a plataforma utiliza um esquema de engenharia reversa para “enganar” os servidores da Apple. Ou seja, o app simula que é um dispositivo da Apple para ter acesso às mensagens. Tudo isso com a promessa de criptografia de ponta a ponta.
Além disso, a Beeper não utiliza Macs para acessar a conta do iCloud. Ao contrário de outras plataformas que dependem desse processo para utilizar o iMessage no Android.
Beeper Mini volta a funcionar
Nesta segunda-feira (11), a Beeper anunciou que trouxe o aplicativo de volta após a interrupção do serviço. “Criamos uma versão atualizada do Beeper Mini que corrige um problema que fazia com que as mensagens não fossem enviadas ou recebidas”, informaram.
No entanto, algumas mudanças foram aplicadas. Para começar, como o registro por telefone não está funcionando, é preciso acessar o mensageiro com o login e senha do iCloud. Além disso, a empresa tornou o aplicativo gratuito.
“As coisas têm estado um pouco caóticas e não nos sentimos confortáveis em sujeitar os usuários pagantes a isso. Assim que as coisas se estabilizarem (esperamos que sim), tentaremos ativar as assinaturas novamente”, afirmaram. Antes, a empresa cobrava US$ 2 (cerca de R$ 10) por mês para utilizar o iMessage no Android.