Troca de mensagens entre iPhone e Android se tornará mais precisa

iPhone será compatível com o RCS, padrão substituto do SMS com suporte ao envio de imagens de alta qualidade
iPhone já pode ser usado como maquininha de cartão no Brasil
Imagem: Unsplash/Reprodução

A Apple vai finalmente aderir ao RCS. A companhia informou ao site 9to5Mac, nesta quinta-feira (16), que o iPhone passará a suportar o protocolo substituto do SMS a partir do ano que vem. A expectativa é que a atualização melhore a compatibilidade do iMessage com mensagens trocadas com celulares Android.

Mesmo assim, o RCS levará mais flexibilidade para enviar ou receber mensagens pelo iPhone. Especialmente ao considerar que o padrão permite funciona tanto em redes 3G, 4G ou 5G quanto por Wi-Fi. Ao contrário do SMS, que depende de redes móveis ou de um celular e linha móvel com suporte ao VoWiFi.

O RCS também tem suporte para o envio de imagens de alta qualidade, além de outros recursos que hoje são exclusivos de mensageiros mais avançados. É o caso do compartilhamento da localização, adesivos, GIFs e muito mais. O padrão também é mais seguro que o SMS.

Mensagens trocadas via SMS são apresentadas em um balão verde no iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)

Mensagens trocadas via SMS são apresentadas em um balão verde no iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)

iMessage vai funcionar ao lado do RCS no iPhone

Como esta aproximação será trabalhada ainda é um mistério. Da mesma forma, a declaração não é um sinal de que a Apple vai abrir o iMessage – pelo contrário, eles reforçam que a plataforma seria a melhor experiência para os seus usuários.

A aposta partiu de um porta-voz da fabricante da Apple. Em nota, a empresa disse que vai adicionar o suporte ao RCS Universal Profile. O padrão foi publicado pela GSMA, uma associação que representa as operadoras em uma escala global.

“Acreditamos que o RCS Universal Profile oferecerá uma melhor experiência de interoperabilidade quando comparado ao SMS ou MMS”, disse ao site especializado. “O protocolo funcionará junto com o iMessage, que continuará a ser a melhor e mais segura experiência de mensagens para usuários da Apple.”

Google aposta em RCS no Android (Imagem: Divulgação/Google)

Google aposta em RCS no Android (Imagem: Divulgação/Google)

Google fez campanha para levar o RCS ao iPhone

A expectativa pela adoção do RCS no iPhone não é recente, e muito menos inesperada. Há anos, grandes nomes da indústria, como o Google, defendem que o protocolo deveria ser compatível com o iPhone. Mas, de lá para cá, a Apple manteve o posicionamento de investir no iMessage, que é exclusivo do seu ecossistema.

A grande questão é que essa decisão atrapalha a troca de mensagens entre sistemas. Especialmente nos Estados Unidos, onde a população não dá prioridade a mensageiros, como o WhatsApp. Neste caso, os usuários de Android enfrentam problemas de compatibilidade ou até mesmo bullying por não ter um iPhone.

Diante dessa trivialidade, o Google lançou até um site para pressionar a Apple para levar o RCS ao iPhone. “Enviar mensagens de texto entre iPhones e celulares Android é como usar uma tecnologia de outra época, porque é – a Apple se recusa a adotar padrões modernos de mensagens de texto”, diz a página da campanha.

O Google até chegou apelar à União Europeia para acabar com a exclusividade do iMessage.

 

Bruno De Blasi

Bruno De Blasi

Jornalista especializado em tecnologia e carioca da gema. Já passou pelas redações do iHelp BR, Olhar Digital, Tecnoblog e TechTudo. É fã de música, cultura nerd e cinema. Nas horas vagas, está lendo, programando ou tocando baixo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas