Você se lembra como a Microsoft deu ao Zune primeira geração todos os recursos que poderiam ser devidamente instalados via update de software? A Apple deveria fazer o mesmo com o iPhone 3G.

Vamos ver o que há de novo no iPhone 3GS. Magnetômetro (bússola digital), uma câmera melhorada, gravação de vídeo, controle por voz, processador mais rápido, 3G mais rápido e 32 GB de armazenamento. Obviamente, não estamos falando sobre hardware (processador, câmera, etc..), mas e o software tipo controle de voz e gravação de vídeo? Isso poderia ser facilmente adaptado para o 3G.

A desculpa oficial da Apple foi que o iPhone 3G não teria força o suficiente para rodar esses recursos. Mesmo? Eles estão dizendo que o reconhecimento de voz instantâneo (embora ele não reconheça o que você diz com uma pré-gravação da sua voz) não pode ser feito no iPhone 3G? O mesmo recurso que está disponível para Windows Mobile CINCO por quase cinco anos? Isso não pode ser feito com o processador do iPhone 3G?

E tem a história da gravação de vídeo, dá uma olhada no vídeo abaixo.

Isso foi filmado no iPhone 3G com o aplicativo Cycorder Cydia. Você pode fazer um jailbreak e instalá-lo agora mesmo e fazer vídeos assim. E esse é um aplicativo de jailbreak que não tem todo o acesso ao celular como o time interno da Apple tem com suas bibliotecas oficiais de vídeo. OS 7~15 FPS do Cydia não são tão bons quanto os 30 FPS do 3G S, mas não são ruins também. Já é alguma coisa.

Então sim, não estamos pedindo o impossível aqui. Nós só queremos que a Apple deixe que as atualizações de hardware sejam o motivo para o pessoal mudar para o 3G S, não distinções aleatórias para separarem seus produtos impostas pela própria empresa.