Quem tenta mudar do iPhone para outra plataforma, como Android ou Windows Phone, precisa lidar com uma frustração: se seu número ainda estiver associado ao iMessage, você não receberá SMS dos seus contatos que usam iPhone. As mensagens vão para o iMessage e aparecem como “entregues” – mesmo que você não use mais o serviço.

É uma falha irritante que só a Apple pode corrigir. Hoje, em comunicado ao Recode, a empresa reconhece o problema, explica por que ele piorou recentemente, e promete corrigi-lo… só não diz quando.

O problema do iMessage existe há três anos, mas se intensificou: em parte, porque está mais fácil e atraente mudar para outras plataformas; e em parte porque uma falha nos servidores da Apple impediu temporariamente que o problema fosse resolvido. A Apple diz ao Recode:

“Nós recentemente resolvemos um bug do iMessage nos servidores, que estava causando problemas para alguns usuários, e traremos uma correção adicional do bug em uma atualização de software no futuro.”

Esta é a boa notícia: uma falha foi resolvida, e outra correção é iminente. Só que não sabemos exatamente quando ela virá; no máximo, ela viria no iOS 8, previsto para ser anunciado na conferência WWDC em 2 de junho.

Enquanto isso, se você pretende deixar o iPhone e usar outro aparelho, primeiro desative o iMessage: vá em Ajustes > Mensagens > iMessage e toque no botão à direita. [Recode]