Tecnologia

Apple Intelligence: usuários relatam superaquecimento ao usar IA no iPhone

Aquecimento acima do normal começou após atualização para o iOS 18.2
Imagem: Unsplash/Reprodução

A Apple lançou oficialmente o iOS 18.2 na última semana, trazendo uma nova leva de ferramentas de inteligência artificial para os usuários do iPhone.  Porém, alguns relatos revelam que, além de novos recursos, o update trouxe também alguns problemas.

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A principal reclamação de quem testou as novas possibilidades alimentadas por IA disponíveis para os iPhones foi o superaquecimento. Durante a execução das ferramentas do Apple Intelligence, em especial o Image Playground, muitos clientes da “maçã” observaram um aumento de temperatura muito acima do normal.

Para quem não está familiarizado com a ferramenta, ela é capaz de gerar imagens inéditas a partir de prompts de texto e modificar imagens da galeria alterando o estilo. Além disso, o Image Playground oferece algumas funcionalidades dedicadas à edição de fotos.

Outra ferramenta que, aparentemente, não está funcionando bem nos smartphones da gigante de Cupertino é o Genmoji, que gera emoticons com base em descrições textuais. Ao utilizar o recurso, o sistema congela e apresenta travamentos em animações simples.

Problemas com IA acontecem na linha iPhone 15

É importante destacar que os problemas foram reportados nos iPhones 15 Pro e Por Max. Mesmo tendo um hardware apto para receber o Apple Intelligence, os modelos são tecnicamente inferiores em termos de performance aos dispositivos da linha iPhone 16 — que possuem componentes mais modernos e poderosos.

Isso porque os recursos de inteligência artificial da empresa são executados localmente e, por este motivo, exigem bastante poder de processamento dos iPhones.

No iPhone 16, após a chegada do iOS 18.2 não houve relatos de problemas com os recursos de IA generativa. Contudo, alguns usuários denunciaram nas redes sociais um esgotamento da bateria mais rápido que o normal. Além disso, há relatos de superaquecimento ao abrir o aplicativo Fotos, o que não é nada normal.

Por outro lado, a expectativa é de que a empresa disponibilize patches de correção dos problemas em atualizações futuras. Porém, até o momento não houve nenhum pronunciamento oficial sobre as reclamações dos clientes.

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Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

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