Tecnologia

Apple usará novo chip para Wi-Fi e Bluetooth a partir de 2025

Segundo a agência Bloomberg, a empresa vem desenvolvendo o chip, batizado de "Proxima", já há alguns anos; saiba detalhes
Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

Chip da maçã? A Apple já investe há alguns anos no desenvolvimento de componentes próprios de hardware. O propósito da companhia é diminuir ou eliminar por completo a dependência de peças fornecidas por outras empresas, o que pode reduzir o custo de produção de seus dispositivos.

Black Friday
PlayStation®5 Slim Disk + 2 Jogos
R$ 4.199

Chip da Apple se chama “Proxima”

Novas informações divulgadas pelo site da Bloomberg revelam que a empresa está dando mais um passo importante rumo a este objetivo. A partir de 2025, passará a utilizar um novo chip para conexões sem fio, Wi-Fi e Bluetooth, desenvolvido internamente.

Conhecido como “Proxima”, o componente oferece maior eficiência energética, se comparado com os que vêm sendo utilizados pela marca até agora. Além disso, já se sabe que a produção em massa ficará sob responsabilidade de TSMC, a maior fabricante de chips semicondutores do planeta.

Com isso, a empresa deve parar de comprar os chips para conexão da Broadcom, mas não encerrará por completo a parceria com a fabricante de semicondutores californiana. A expectativa é de que o novo chip seja incorporado em produtos como iPhones, iPads e Macs.

Chip para IA

O movimento da Apple não deve interferir nas receitas da Broadcom que, recentemente, atingiram US$ 1 trilhão em valor de mercado. Tudo graças à alta demanda do setor de tecnologia pelos chips de inteligência artificial. A empresa é vista como uma das alternativas à Nvidia, que atualmente domina o mercado de hardware de IA.

Apple é processada por censura e espionagem de funcionários

Novo vazamento revela que Apple pretende lançar smart TV

Além disso, as empresas ainda colaboram em uma parceria para desenvolver um novo chip para processamento de inteligência artificial. Por enquanto, o componente, de acordo com o The Information, vem sendo conhecido como “Baltra”. E deve também deve ser incorporado aos produtos da “maçã” posteriormente.

Contudo, ainda não há informações sobre quando a Apple pretende implementar os novos chips de IA, mas vem realizando altos investimentos para tornar seus planos realidade.

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas