Mais um dia, mais um aviso importante de que, se você tem um iPhone, iPad ou Mac, deveria atualizar seu dispositivo agora mesmo. Na última segunda-feira (26), a Apple lançou repentinamente as novas versões do iOS, iPadOS e macOS que trazem um novo patch de segurança para corrigir uma falha grave, além de alguns bugs recorrentes nas plataformas.

Todos os aparelhos compatíveis já podem instalar o iOS 14.7.1, iPadOS 14.7.1 e macOS Big Sur 11.5.1. De acordo com a Apple, as atualizações corrigem uma vulnerabilidade de dia zero que a companhia diz ter sido amplamente explorada por hackers do mundo todo. A brecha em questão — chamada CVE-2021-30807 — pode permitir que um cibercriminoso execute código arbitrário com privilégios de kernel, garantindo que eles sequestrem o dispositivo com mais facilidade.

“Atualizações disponíveis para: iPhone 6s ou superior, iPad Pro (todos os modelos), iPad Air 2 ou superior, iPad de 5ª geração ousuperior, iPad mini 4 ou superior, e iPod touch (7ª geração). Um aplicativo pode ser capaz de executar código arbitrário com privilégios de kernel. A Apple está ciente de um relatório de que esse problema pode ter sido explorado ativamente”, comentou a empresa.

O site The Record observa que, apesar de não estar exatamente claro quem está cometendo o hacking, existem alguns suspeitos notáveis:

“Embora haja uma chance bastante sólida de que esse ‘dia zero’ seja uma nova exploração usada pela comunidade de desbloqueio de iOS para fazer root em iPhones, também não está claro se o dia zero de hoje está de alguma forma relacionado ao Grupo NSO, uma empresa israelense que vende ferramentas de hacking do iPhone para governos em todo o mundo, e que recentemente esteve no centro de um grande número de relatórios investigativos que expuseram alguns de seus hackers anteriores.”

Assine a newsletter do Gizmodo

A atualização já está disponível para ser instalada nos dispositivos compatíveis. No iPhone e iPad, basta ir em Ajustes > Geral > Atualização de Software para iniciar o download manualmente.