A Apple anunciou na última sexta-feira (20) que descobriu um número limitado de laptops MacBook Pro com um componente defeituoso que pode fazer a bateria se expandir. A companhia está oferecendo a troca gratuita da bateria gratuitamente.

De acordo com a Apple, o potencial problema ocorre nas versões de 13 polegadas do MacBook Pro. Apenas o modelo base da máquina é afetada; versões do laptop com a Touch Bar não estão entre as máquinas com risco. As unidades com o defeito foram fabricadas entre outubro de 2016 e outubro de 2017, embora não esteja clara a abrangência do problema.

Apple trocará bateria de alguns iPhones pelo preço reduzido mesmo se ela estiver saudável

A Apple vai determinar a elegibilidade para reparação do produto por meio do número serial do dispositivo. A companhia conta com um website no qual os usuários poderão determinar se um MacBook Pro está qualificado para receber a troca de bateria sem custos adicionais.

Para quem for elegível para o reparo, deve se preparar para ficar um tempo sem o laptop. A Apple ressalta que o serviço, pelo menos nos EUA, deve levar de 3 a 5 dias, sem contar o tempo de transporte até um centro de reparo da empresa.
A Apple também está oferecendo um reembolso para donos de MacBook Pro que já pagaram para o reparo da bateria. Normalmente, esse serviço em uma loja oficial da Apple custa US$ 129.

Se você tem um desses dispositivos potencialmente problemáticos, a Apple informa que não há o que temer: a expansão da bateria “não é um problema de segurança”. No entanto, nesse caso, é melhor prevenir que remediar. A Apple oferecerá o programa de troca de bateria por até cinco anos após a data de compra da unidade.

Essa é só o último de uma longa lista de problemas relatados com produtos da Apple. Na semana retrasada, a companhia anunciou que iria estender a garantia de alguns Apple Watch Series 2 depois que descobriram que havia um problema de expansão de bateria. O primeiro Apple Watch também contava com um problema parecido. Paralelo a isso, a companhia está investigando relatos de expansão de bateria em iPhones 8.

Pelo menos, nenhum dos problemas de bateria da Apple resultou em problemas graves como um recall de muitos produtos ou causou explosões como alguns Samsung Galaxy Note 7. A Apple também é conhecida por ser boa em cuidar de reparos. Então, boa parte dos incidentes dos MacBook Pros deve ser resolvidos pela companhia.

[9to5MacApple]