Tecnologia

Apple paralisa produção do iOS 18 para melhorar qualidade; vai atrasar?

Engenheiros de software que trabalham nas atualizações do iOS 17 também foram escalados para ajudar a corrigir os bugs que surgiram durante o desenvolvimento. Saiba mais!
Imagem: Unsplash/Reprodução

A Apple teve que paralisar temporariamente o desenvolvimento do iOS 18, assim como outros sistemas operacionais, para diversos corrigir bugs e melhorar a performance. A revelação foi pelo jornal Bloomberg, que também citou um possível atraso no desenvolvimento do visionOS, o sistema operacional do óculos de realidade virtual Vision Pro.

Segundo fontes dentro da empresa, a primeira versão do iOS 18, iPadOS 18 e macOS 15 foi concluída em outubro. Porém, uma varredura nos códigos encontrou uma série de bugs novos, o que obrigou os funcionários a interromperem o desenvolvimento deles por uma semana. Até engenheiros que trabalham nas atualizações do iOS 17 foram escalados para a missão.

Provável atraso no iOS 18

Segundo a reportagem, é pouco provável que essa pausa provoque algum atraso no lançamento dos novos sistemas operacionais ou nas atualizações dos sistemas atuais. De acordo com o site MacWorld, no pior dos cenários, essa pausa pode fazer com que o iOS 18, o macOS 15 e o WatchOS 11 cheguem aos gadgets com recursos a menos, que seriam adicionados em futuras atualizações.

Por outro lado, ela mostra como a empresa da maçã vem lidando com a questão dos bugs em seus softwares. Desde 2019, o vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, implementou novas abordagens para seus programadores, segundo o texto da Bloomberg.

Uma delas envolve testar manualmente e isoladamente cada recurso novo e corrigir os bugs assim que surgirem. Com isso, o problema é resolvido na raiz, antes que ele se torne uma bola de neve. Isso teria feito com que os sistemas operacionais lançados pela empresa desde então fossem mais estáveis e menos sujeitos a bugs. Porém, estão sujeitos a paralisações temporárias, como desta vez.

Por enquanto, não há novidades sobre os próximos sistemas operacionais dos produtos Apple. A expectativa é que eles deem as caras durante o evento WWDC (Worldwide Developers Conference) em junho de 2024.

Assine a newsletter do Gizmodo

Igor Nishikiori

Igor Nishikiori

Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Já passou pelas redações da Editora JBC, São Paulo Shimbun, Folha de S. Paulo e Portal R7. Prefere o lado alternativo das coisas, de música a futebol.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas